Publicidade

Xiaomi é denunciada por suposto uso indevido de tecnologias hápticas

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Março de 2023 às 11h37

Link copiado!

Xiaomi
Xiaomi
Tudo sobre Xiaomi

Após se ver no meio de uma disputa com a conterrânea Huawei por patentes de redes e tecnologias de câmera, a Xiaomi terá que enfrentar disputas judiciais envolvendo o uso de sua tecnologia CyberEngine de motores hápticos. As primeiras ações foram movidas por uma empresa chamada Immersion, que alega o uso indevido dos componentes em diversos smartphones.

De acordo com a acusação, a Xiaomi teria construído estas peças com base em exploração ilegal de soluções desenvolvidas pela Immersion.

Continua após a publicidade

A documentação faz menção a alguns modelos específicos, como o Xiaomi 12. Além dele, o Xiaomi 12T Pro (ou Redmi K50 Gaming) também foi anunciado com o CyberEngine.

Na época em que a tecnologia foi apresentada, a Xiaomi a definiu como “o sistema de vibração mais potente do mercado”. Além de oferecer uma resposta tátil mais satisfatória em funções típicas do dia a dia, a tecnologia também prometeu maior imersividade em jogos mobile.

Xiaomi pode ter vendas paralisadas

Continua após a publicidade

As ações foram movimentadas em diferentes países, como França, Alemanha e Índia — agora, cabe às cortes de cada local julgar e definir qual será a punição à Xiaomi, se aplicável.

No pior dos casos para a marca chinesa, ela pode ter suas vendas completamente paralisadas nesses mercados — ao menos dos produtos envolvidos na disputa judicial. É algo parecido com o que aconteceu com a OPPO/OnePlus no ano passado, quando a Nokia a processou por uso indevido de patentes relacionadas a tecnologias de conectividade móvel.

Contudo, este não é o único desfecho possível. Dependendo de como forem os próximos passos, as duas empresas podem entrar em uma negociação com efeitos mais brandos, restando esperarmos pelos próximos capítulos para ver como a situação irá se desenrolar.

Fonte: Gizchina