Xiaomi deverá lançar seu primeiro smartphone nos EUA em breve

Por Redação | 22 de Agosto de 2016 às 10h29

Uma das fabricantes mais populares de smartphones do mundo, a chinesa Xiaomi está prestes a entrar no mercado norte-americano. A notícia foi dada pelo vice-presidente da empresa Hugo Barra durante uma entrevista à Bloomberg. Barra afirmou que a Xiaomi irá atuar com táticas semelhantes às que têm utilizado para sua expansão em outros mercados, como a Índia, onde tem uma estratégia focada em marketing de mídias sociais.

"Os Estados Unidos são um mercado que nós definitivamente temos em nossa mira", disse Barra. "Vamos atuar com a mídia social, com os canais que nos permitem entrar em contato com a jovem geração que está entusiasmada com a nova tecnologia. Nós definitivamente estamos indo para lá".

O executivo não forneceu qualquer informação referente a data em que a Xiaomi deverá lançar seu primeiro smartphone no mercado norte-americano. A Xiaomi já possui cerca de 1.500 patentes adquiridas da Microsoft nos Estados Unidos. Além disso, a empresa já oferece wearables fitness, fones de ouvido e outros acessórios tecnológicos no país. "Os Estados Unidos têm um mercado muito importante para qualquer marca de eletrônicos de consumo e estilo de vida, certamente também para nós", disse Barra.

A entrada da chinesa no mercado do Tio Sam é um movimento esperado, tendo em vista que o país é um dos principais mercados de smartphones do mundo. A introdução dos aparelhos da fabricante também deverá ajudar a empresa a voltar a registrar bons números de vendas. No segundo trimestre deste ano, os embarques da Xiaomi na China caíram 38% em relação ao mesmo período do ano passado.

O resultado negativo é reflexo da grande concorrência de outras marcas chinesas, como Oppo e Huawei, e a expansão para outros mercados também surge como um efeito colateral disso. De acordo com a IDC, tais empresas têm reforçado sua atuação no mercado chinês, o que deixa a concorrência no mercado de smartphones ainda mais intensa. Ainda não está claro se a Xiaomi pretende realizar uma parceria com operadoras que atuam nos Estados Unidos. Se isso não acontecer, a empresa deverá entrar em um mercado dominado por Samsung e Apple através de vendas independentes em seu site oficial.

Via ZDnet, Bloomberg

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.