Publicidade

Xiaomi 11T apresenta limitações em testes da câmera frontal

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Dezembro de 2021 às 08h15

Link copiado!

Xiaomi
Xiaomi

Apresentado em outubro deste ano, o Xiaomi 11T veio como uma alternativa para quem não abre mão de um celular bastante poderoso, mas com um preço mais baixo em comparação com os topos de linha da marca. O conhecido portal DXOMARK fez um teste da câmera frontal do dispositivo, e as avaliações demonstraram que ele possui limitações em alguns aspectos específicos na hora de tirar as selfies.

O modelo traz um sensor Omnivision OV16A10 de 16 MP para a câmera frontal, com dimensões de 1/3.06", pixels de 1 µm e abertura f/2.45. Porém, outro componente que faz bastante diferença nesse caso é o processador MediaTek Dimensity 1200 — de acordo com o que foi apontado pelo DXOMARK, ele entrega resultados visivelmente piores do que o Snapdragon 888 implementado no Xiaomi 11T Pro, que traz exatamente a mesma câmera.

Continua após a publicidade

Com isso, o Xiaomi 11T ganhou uma nota geral 88, comparável com aparelhos como o Mi 10T Pro 5G e o Mi 10 Ultra. Especificamente em fotos, ele ficou com 90 pontos, enquanto a qualidade dos vídeos mereceu uma avaliação 85.

Xiaomi 11T carrega dificuldades de alcance dinâmico

Quando as condições de luz são ótimas, o Xiaomi 11T é capaz de entregar fotos bastante equilibradas, com níveis equilibrados de ruído, bom balanço de cores e exposição corretas. Porém, quando a cena exige um grande alcance dinâmico (por exemplo, com um fundo muito mais claro do que o objeto em foco), o aparelho tende a apresentar resultados bem menos satisfatórios.

Continua após a publicidade

Além disso, as cores geralmente ficam com um aspecto pouco saturado, o que pode tirar a vivacidade das capturas. Quando os ambientes são mais escuros, o nível de detalhes é reduzido consideravelmente, em especial se comparado com alguns concorrentes, e até mesmo com o Mi 10 Pro do ano passado.

O modo retrato também é alvo de algumas críticas por parte do DXOMARK, especialmente por causa do recorte impreciso em algumas situações. Com isso, objetos que estão no plano principal podem ficar com um desfoque indesejado, e elementos do fundo também poderão aparecer com mais foco do que seria o correto.

Continua após a publicidade

Vídeos apresentam pouca estabilização

O Xiaomi 11T é capaz de capturar vídeos em resolução Full HD (1080p) a 30 quadros por segundo. Curiosamente, os resultados apresentam características contrárias às vistas nas fotos, com imagens ligeiramente subexpostas e bom alcance dinâmico em ambientes internos ou externos.

Os níveis de nitidez e ruído são similares aos encontrados nas fotos, mas a quantidade de detalhes abaixa bastante em locais onde a iluminação não é abundante. Porém, a maior crítica do DXOMARK nos testes de vídeo está voltada para a estabilização, que deixa a desejar em capturas feitas diretamente com a mão, até mesmo quando a pessoa está parada. Em praticamente todas as situações, as cores ainda ficam um pouco menos saturadas do que deveriam.

Um exemplo de vídeo capturado com a câmera frontal do Xiaomi 11T pode ser conferido abaixo:

Continua após a publicidade

Fonte: DXOMARK