Você sabia que os fones de seu iPhone fazem tudo isso? Descubra funções extras

Por Luciana Zaramela

Os fones de ouvido branquinhos que vêm junto com o iPhone podem não ser exímios exemplos de qualidade de som, mas também são como um canivete suíço: possuem várias funcionalidades. O controle de volume acoplado ao cabo confere ainda mais praticidade ao equipamento, mas muita gente não tem ideia de sua versatilidade.

Com os fones de ouvido, é possível atender a chamadas telefônicas, iniciar e pausar músicas, ativar o Siri, controlar a câmera e realizar comandos de voz. Eles funcionam como um excelente controle remoto. Confira as possibilidades:

Falando ao telefone

Se você já sabe que vai passar bons minutos (ou horas) ao telefone, o melhor a fazer é colocar os fones nos ouvidos e controlar as chamadas pelo controle que vem no próprio cabo dos headphones. Talvez você não saiba que do lado oposto destes controles existe um minúsculo microfone. Basta levá-lo próximo à boca e falar, com cuidado para não tampar a parte posterior dos indicadores de volume com o dedo.

Headphones iPhone

Você pode:

  • Apertar o botão central para receber uma chamada e apertá-lo novamente para finalizá-la;
  • Ignorar uma chamada, simplesmente pressionando o controle de volume por mais tempo, até ouvir dois bipes; a chamada será enviada para a caixa de mensagens de voz;
  • Alternar chamadas. Quando estiver falando com alguém e outra pessoa ligar, passe para a segunda linha ao pressionar o botão central uma só vez. Pressione-o novamente para retornar à chamada anterior.

Controlando áudio e músicas

Quando você decidir curtir uma música, ouvir um podcast ou assistir a um vídeo, pode usar o controle dos fones para:

  • Aumentar e diminuir o volume (utilizando os botões + e -, como de costume);
  • Reproduzir e pausar o conteúdo de mídia, pressionando o botão central uma só vez;
  • Pressionar duas vezes o botão, para avançar uma música;
  • Pressionar três vezes o botão, para retroceder uma música;

Controlando a câmera fotográfica

Esse é um recurso pouco conhecido pelos usuários de iPhone. Os fones de ouvido podem ser um excelente controle remoto, que auxilia a tirar fotos com maior estabilidade, quando se tem um suporte para o smartphone. Também é legal para ativar o obturador, se o iPhone estiver montado em um tripé.

Componha a cena e deixe o iPhone a postos. Depois, pressione o botão + para tirar uma foto (de maneira análoga à função do botão + do próprio smartphone, que também serve para tirar fotos quando a câmera estiver ativada).

Headphones iPhone

Siri e comandos de voz

Mesmo não sendo muito utilizado aqui no Brasil, o Siri do iPhone 4S também pode ser controlado pelos fones. Para isso, você pode:

  • Pressionar e segurar o botão central para ativar o Siri;
  • Pressionar e soltar o botão central novamente para finalizar a sessão.

Controles semelhantes podem ser utilizados para acessar o comando de voz do telefone.

Utilizando os fones com o MacBook

Você achava que seus fones só funcionavam com o iPhone ou iPad? Eles também podem ser bons controladores para seu MacBook! Utilize-o para controlar o volume, tocar e pausar músicas e utilizar a função voice-to-text Mac OS.