Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo mostra celular soltando fumaça em escola no DF

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Março de 2023 às 09h51

Link copiado!

G1
G1

Um celular começou a soltar fumaça após esquentar no bolso de uma estudante em Ceilândia, no Distrito Federal. O caso foi registrado em vídeo, em que os estudantes aparecem tentando resfriar o aparelho.

Não é possível identificar qual modelo de smartphone causou o problema, ou quais foram as condições que levaram a esta situação. Porém, casos do tipo geralmente são relacionados com baterias mais antigas e sem manutenção, ou mesmo componentes de origem pouco confiável.

Continua após a publicidade

Celular soltando fumaça: o que (não) fazer?

Em geral, as atitudes tomadas pelos estudantes que aparecem no vídeo podem ser consideradas perigosas. Não é recomendado tocar desnecessariamente no celular enquanto ele está soltando fumaça, e nem jogar água em cima.

Como o aparelho está em uma condição instável, há o risco de explosão. Por isso, a primeira medida que deve ser tomada é colocar o smartphone em um local isolado, especialmente longe de outros itens que possam alastrar o potencial incêndio.

Continua após a publicidade

Na sequência, é importante sempre manter distância do dispositivo — outra preocupação que não foi seguida pelos estudantes, já que muitos estavam poucos centímetros em volta do celular.

Extintores de incêndio que não contenham água também podem ser usados no aparelho, desde que mantidas as distâncias seguras. Se não existir um extintor disponível, a melhor alternativa é pedir ajuda dos bombeiros, ou outras equipes competentes.

A prevenção também é essencial para que casos como este não aconteçam. Para isso, é importante utilizar sempre carregadores originais, ou que sejam de marcas conhecidas.

Continua após a publicidade

Também é recomendável ficar atento às condições da bateria, especialmente se for um aparelho mais antigo. Qualquer sinal de inchaço ou superaquecimento no painel traseiro do smartphone requer uma visita imediata à assistência técnica.

Fonte: G1