Vendas de smartphones crescem no 3º trimestre graças aos mercados emergentes

Por Redação | 18 de Novembro de 2015 às 11h51

A procura por smartphones nos mercados emergentes impulsionou as vendas mundiais dos aparelhos no terceiro trimestre de 2015, de acordo com a consultoria Gartner. As vendas globais de smartphones para os usuários finais totalizaram 353 milhões de unidades, um crescimento significativo de 15,5% comparado ao mesmo período de 2014.

"A disponibilidade de smartphones acessíveis nos mercados emergentes fez os consumidores atualizarem seus 'feature phones' para smartphones mais rápidos por causa da pequena diferença de preço", informou Anshul Gupta, diretor de pesquisas do Gartner. "As vendas de smartphones em mercados emergentes cresceram para 259,7 milhões no terceiro trimestre de 2015 - um aumento de 18,4% sobre o terceiro trimestre de 2014 -, enquanto as vendas em mercados maduros viram um crescimento de apenas 8,2% durante o mesmo período".

A Samsung, que atualizou seus dispositivos quatro meses depois do lançamento de seus novos smartphones para enfrentar a desaceleração da demanda de modelos high-end e ainda competir com os iPhones de tela grande da Apple, vendeu mais de 83 milhões de dispositivos no terceiro trimestre do ano, sendo a maior fabricante neste quesito. A Apple aparece na segunda colocação com mais de 46 milhões de smartphones vendidos no período e ocupando uma posição dominante no segmento premium do mercado mundial. O mercado chinês colaborou para que a Apple conseguisse aumentar sua participação de mercado em 13,1% no trimestre.

Vendas de smartphones por fabricante

No mercado de sistemas operacionais para smartphones, o iOS continuou com um desempenho forte e cresceu 21%, uma taxa acima da média do mercado. Quanto ao Android, o crescimento foi de 1,4% por causa das fortes vendas globais de smartphones da Samsung e da Huawei. O Windows viu sua parcela de participação cair de 3% no terceiro trimestre de 2014 para 1,7% no último trimestre. "Apesar do anúncio do Windows 10, esperamos que a cota de mercado do Windows continuará pequena no mercado global, enquanto os consumidores continuam atraídos pelos ecossistemas concorrentes", afirmou Roberta Cozza, diretora de pesquisas do Gartner. "Os smartphones da Microsoft irão se concentrar principalmente no valor para os usuários corporativos".

Participação sistemas operacionais

No geral, as vendas de celulares em todo o mundo para usuários finais totalizaram cerca de 478 milhões de unidades no trimestre, um aumento de 3,7% em relação ao ano passado. O crescimento contínuo dos mercados emergentes ajudou a reforçar as vendas de marcas locais. Isso fez com que as chinesas ZTE, Huawei, Xiaomi, Oppo, TCL Communication Technology e BBK adotassem estratégias mais agressivas para os mercados emergentes.

Fonte: Gartner

Fonte: http://www.gartner.com/newsroom/id/3169417

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!