Vendas de smartphones crescem 9,7% no quatro trimestre de 2015

Por Redação | 18 de Fevereiro de 2016 às 11h45
photo_camera Divulgação

Dados divulgados pelo Gartner revelam que no último trimestre de 2015 foram vendidos 403 milhões de smartphones em todo o mundo. O número representa um aumento de 9,7% sobre o mesmo período de 2014. Em todo ano de 2015 as vendas de smartphones atingiram 1,4 bilhão de unidades, um aumento de 14,4% em relação a 2014.

"Smartphones de baixo custo em mercados emergentes e a forte demanda por smartphones premium continuam a ser os fatores determinantes", disse Anshul Gupta, diretor de pesquisa do Gartner. "Uma política de preços agressiva de marcas locais e chinesas nos segmentos intermediário e de entrada levou os consumidores a atualizarem seus aparelhos rapidamente para smartphones acessíveis".

Gupta disse que 85% dos usuários em mercados emergentes da Ásia e Pacífico estão substituindo seus dispositivos intermediários por aparelhos da mesma categoria. Além disso, a desvalorização da moeda em relação ao dólar americano em muitos países emergentes tem pressionado as margens de muitos fornecedores quem importam os aparelhos. As atuais condições de mercado estão levando alguns fornecedores a considerarem a criação de fábricas na Índia e Indonésia para evitar que futuras desvalorizações cambiais e altas taxas de importação atrapalhem as vendas.

Vendas de smartphones

No quarto trimestre de 2015, a Samsung e Huawei foram as únicas entre as cinco maiores fabricantes de smartphones que conseguiram aumentar suas vendas. A Apple sofreu seu primeiro declínio nas vendas de iPhone, com queda de 4,4%. Apesar da Samsung continuar liderando o mercado, a empresa enfrenta desafios, segundo o Gartner. "Para que a Samsung possa parar com as quedas nas vendas de smartphones top de linha, é necessário introduzir novos aparelhos que possam competir com os iPhones", disse Gupta. Como um aumento de 53% no quarto trimestre de 2015, a Huawei conseguiu o melhor desempenho ano a ano.

Vendas de smartphones

Nas vendas totais de 2015, a Samsung manteve a primeira posição mesmo com uma queda de 2,2% em participação de mercado. A Apple vendeu 225,9 milhões de iPhones em 2015, atingindo 16% em quota de mercado. Já entre os sistemas operacionais, o Android cresceu 16,6% no quarto trimestre de 2015, obtendo 80,7% do mercado global. "O Android se beneficiou de uma constante procura de smartphones acessíveis e com a desaceleração das unidades iOS no mercado premium no quarto trimestre de 2015", disse Roberto Cozza, diretor de pesquisa do Gartner.

Vendas de smartphones

Via Gartner

Fonte: http://www.gartner.com/newsroom/id/3215217

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.