Venda mundial de smartphones deve crescer apenas 7% em 2016, diz Gartner

Por Redação | 31 de Março de 2016 às 10h23

O Gartner divulgou suas expectativas referentes aos próximos anos em diversas categorias de eletrônicos. Para a consultoria, pela primeira vez o mercado de smartphones irá crescer apenas um dígito em 2016. As vendas para este ano são estimadas em 1,5 bilhão unidades, um crescimento de 7% em relação a 2015. Como um todo, o mercado de telefonia móvel deverá vender 1,9 bilhão de unidades em 2016. "A era de crescimento de dois dígitos para o mercado mundial de smartphones chegou ao fim", disse Ranjit Atwal, diretor de pesquisa da empresa.

"As vendas na China e na América do Norte estão em um ritmo de estabilidade para 2016, exibindo 0,7% e 0,4% de crescimento, respectivamente", afirmou o executivo. Os mercados emergentes continuarão a crescer, mas de maneira mais lenta. O Gartner prevê que, até o ano de 2019, cerca de 150 milhões de usuários em países emergentes na Ásia e no Pacífico irão atrasar suas atualizações de smartphones até que a combinação de preço e funcionalidade se torne mais desejável. "Os preços não diminuem o suficiente para conduzir atualizações de smartphones low-end", disse Annette Zimmermann.

Gartner

Apesar do crescimento abrandar em diversos mercados, na Índia os indicadores mostram que o crescimento continuará em alta. As vendas de smartphones no país devem crescer 29% em 2016 e continuarão a apresentar alta de dois dígitos nos próximos dois anos. Já nos países onde há saturação do mercado de smartphones, é esperado o aumento da vida útil dos aparelhos entre os usuários. "À medida que as ofertas das operadoras se tornam mais complexas, os usuários tendem a permanecer com seus telefones, especialmente porque as atualizações de tecnologia se tornam incrementais em vez de exponenciais", disse Zimmermann.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O Gartner também fez previsões em relação ao mercado de PCs. Neste ano de 2016, os embarques deverão totalizar 284 milhões de unidades. O número representa uma queda de 1,5% em relação ao ano passado. No entanto, as expectativas para os próximos anos são animadoras. "Em 2016, o mercado de PCs irá atingir o seu último ano de declínio antes de regressar ao crescimento em 2017", disse Atwal. Fatores como o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, aliado com a arquitetura Skylake da Intel ajudarão a impulsionar o segmento.

Para este ano, a consultoria espera que as vendas combinadas de smartphones, tablets e computadores totalizem 2,5 bilhões de unidades, um aumento de apenas 0,6% em relação a 2015.

Fonte: Gartner

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.