Venda mundial de smartphones deve crescer apenas 7% em 2016, diz Gartner

Por Redação | 31 de Março de 2016 às 10h23

O Gartner divulgou suas expectativas referentes aos próximos anos em diversas categorias de eletrônicos. Para a consultoria, pela primeira vez o mercado de smartphones irá crescer apenas um dígito em 2016. As vendas para este ano são estimadas em 1,5 bilhão unidades, um crescimento de 7% em relação a 2015. Como um todo, o mercado de telefonia móvel deverá vender 1,9 bilhão de unidades em 2016. "A era de crescimento de dois dígitos para o mercado mundial de smartphones chegou ao fim", disse Ranjit Atwal, diretor de pesquisa da empresa.

"As vendas na China e na América do Norte estão em um ritmo de estabilidade para 2016, exibindo 0,7% e 0,4% de crescimento, respectivamente", afirmou o executivo. Os mercados emergentes continuarão a crescer, mas de maneira mais lenta. O Gartner prevê que, até o ano de 2019, cerca de 150 milhões de usuários em países emergentes na Ásia e no Pacífico irão atrasar suas atualizações de smartphones até que a combinação de preço e funcionalidade se torne mais desejável. "Os preços não diminuem o suficiente para conduzir atualizações de smartphones low-end", disse Annette Zimmermann.

Gartner

Apesar do crescimento abrandar em diversos mercados, na Índia os indicadores mostram que o crescimento continuará em alta. As vendas de smartphones no país devem crescer 29% em 2016 e continuarão a apresentar alta de dois dígitos nos próximos dois anos. Já nos países onde há saturação do mercado de smartphones, é esperado o aumento da vida útil dos aparelhos entre os usuários. "À medida que as ofertas das operadoras se tornam mais complexas, os usuários tendem a permanecer com seus telefones, especialmente porque as atualizações de tecnologia se tornam incrementais em vez de exponenciais", disse Zimmermann.

O Gartner também fez previsões em relação ao mercado de PCs. Neste ano de 2016, os embarques deverão totalizar 284 milhões de unidades. O número representa uma queda de 1,5% em relação ao ano passado. No entanto, as expectativas para os próximos anos são animadoras. "Em 2016, o mercado de PCs irá atingir o seu último ano de declínio antes de regressar ao crescimento em 2017", disse Atwal. Fatores como o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 10, aliado com a arquitetura Skylake da Intel ajudarão a impulsionar o segmento.

Para este ano, a consultoria espera que as vendas combinadas de smartphones, tablets e computadores totalizem 2,5 bilhões de unidades, um aumento de apenas 0,6% em relação a 2015.

Via Gartner

Fonte: http://www.gartner.com/newsroom/id/3270418http://www.rte.ie/news/2016/0331/778579-growth-in-smartphone-sales/

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!