Publicidade

Vazamento revela que novos iPhones terão IA que abre a câmera sozinha

Por| 21 de Janeiro de 2019 às 19h20

Link copiado!

(Foto: Hi-Tech@Mail.ru)
(Foto: Hi-Tech@Mail.ru)
Tudo sobre Apple

Depois de meses em que apenas notícias negativas mencionavam o nome da Apple, um “vazamento” bastante curioso sobre o novo iPhone pode ser o ponto em que a narrativa sobre a empresa vai começar a mudar para além das baixas vendas e brigas judiciais.

Foi descoberto nesta segunda-feira (21) pelo site AppleInsider que a empresa arquivou uma patente de uma tecnologia que permitiria que o iPhone detectasse quando o usuário tivesse intenção de tirar uma foto e já abrisse o app da câmera automaticamente, e de acordo com fontes de dentro da empresa essa tecnologia já estaria pronta para ser introduzida já nos iPhones que seriam lançados este ano.

De acordo com a patente, a IA do aparelho, utilizando os sensores de movimento, conseguiria reconhecer a partir do movimento feito pelo usuário quando ele pretende tirar uma foto. Isso quer dizer que, se o dono do aparelho segurar o celular em uma posição mais “firme” e começar a “escanear” o ambiente, o aparelho entenderá isso como sinal de que seu dono pretende tirar uma foto e já irá abrir automaticamente o app da câmera.

De acordo com a Apple, essa tecnologia utiliza um misto de sinais de acelerômetros (que sempre existiram em todos os modelos do iPhone) e de um sensor de proximidade para detectar objetos a uma certa distância. Mas, ainda que a tecnologia proprietária da Apple só consiga fazer esse tipo de detecção 3D de perto, a empresa já revelou há algumas semanas uma parceria com a Sony, que é quem irá fornecer os sensores de câmera para a Maçã e que possibilitará o uso desse tipo de detecção automática de fotos.

Continua após a publicidade

Muito provavelmente, não é todo mundo que vai gostar deste tipo de tecnologia — e as redes sociais e fóruns já estão cheios de pessoas comentando sobre como ela é ao mesmo tempo um enorme avanço e incrivelmente invasiva — mas, ao menos faz com que as pessoas parem de falar em como as vendas da empresa nesse fim de ano foram abaixo do esperado ou se perguntam por que apenas os modelos de 2020 do iPhone terão suporte a 5G.

Novo design

Além da patente sobre o reconhecimento das intenções de tirar uma foto do usuário, um novo vídeo conceito publicado pelo canal ConceptsiPhone neste domingo (20) mostra o que deverá ser o design dos aparelhos que serão lançados pela Apple neste ano.

Continua após a publicidade

No vídeo, é possível ver um design onde uma porta USB-C substitui o tradicional conector Lightning da Apple, além de um sistema de três câmeras traseiras em formato de “retângulo”, apresentando o design mais “limpo” de todos os conceitos vistos até agora. É possível ver também como deverá ser o notch do novo aparelho, onde o speaker para ligações telefônicas fica praticamente integrado à câmera frontal do modelo.

Até o momento, nenhuma das ideias mostradas neste conceito foram confirmadas pela Apple, e provavelmente ainda irá demorar um pouco até termos os primeiros vazamentos de imagens reais do novo iPhone.

Fonte: Forbes, 9to5Mac