Usuários de iPhone 6 e iPhone 6 Plus denunciam defeito no display

Por Redação | 24 de Agosto de 2016 às 06h52
photo_camera Divulgação

De acordo com a iFixit, empresa especializada em reparos de dispositivos da Maçã, diversos iPhone 6 e 6 Plus estão apresentando um defeito que a Apple tem conhecimento, mas está preferindo ignorar: os displays sensíveis ao toque estão apresentando defeito, acompanhados de uma faixa horizontal no topo da tela.

Além da iFixit, diversas outras assistências técnicas também relataram o problema em fóruns espalhados pela internet, juntamente com usuários bastante insatisfeitos (afinal, não é como se um iPhone custasse assim muito barato, não é mesmo?). A falha tem sido encontrada em iPhones 6 e 6 Plus fabricados em 2015 e, de acordo com o especialista em reparos Rami Odeh, cerca de 100 aparelhos apresentam esse problema por mês. Jason Wilmer, que é dono de uma outra reparadora nos Estados Unidos chamada STS Telecom disse que “o problema é generalizado o suficiente para que eu pense que quase todo iPhone 6/6+ tenha esse defeito e que são como bombas relógio esperando a ativação.”

defeito display iPhone 6/6 Plus

Detalhe do topo do display desse iPhone 6, com a falha na tela (Reprodução: iFixit)

Contudo, a fabricante permanece nas sombras no que diz respeito a uma medida equivalente à dimensão do problema, como um recall, por exemplo. Enquanto funcionários da Apple estão cientes do que está acontecendo com esses modelos, a recomendação caso a garantia já tenha expirado é comprar um novo smartphone. Para outro especialista, Michal Huie, “o problema está ridiculamente espalhado e a Apple deveria fazer um recall ou talvez fornecer uma garantia de reparo grátis”. “Se você tem um iPhone 6 Plus e ainda não teve esse defeito em seu aparelho, eu acredito que as chances são bastante altas de que você acabe passando por isso durante a vida útil do aparelho”, completa.

De acordo com os relatos, logo que o defeito se manifesta a falha é suave, podendo ser contornada dando uma “forçadinha” com o dedo na tela, mas, rapidamente, o problema se intensifica até que o touchscreen do display pare de funcionar completamente. E levar o aparelho à assistência para trocar a tela (algo que não custa barato, diga-se de passagem) pode resolver a questão inicialmente, mas certamente o problema voltará a acontecer, uma vez que sua origem está nos componentes internos do smartphone.

defeito display iPhone 6/6 Plus

A foto mostra dois chips Touch IC, que foram apontados como os causadores do problema observado no display de tantos iPhones 6 e 6 Plus (Reprodução: iFixit)

E como resolver, já que a Apple não oferece uma solução apropriada? Bom, os usuários que enfrentarem esse problema com o aparelho ainda na garantia podem resolver diretamente com a fabricante. Já se o período da garantia estiver expirado, quem não estiver disposto a trocar de smartphone pode tentar trocar os chips IC. De acordo com a iFixit, essa medida solucionaria o problema e os custos são relativamente baixos se comparados com o tanto de dinheiro que o usuário gastaria trocando toda a placa mãe do aparelho.

Fonte: iFixit, Phone Arena