Touch ID do iPhone 8 pode evoluir e ter reconhecimento facial, sugere patente

Por Redação | 18.03.2017 às 19:19

As fabricantes de smartphone vêm investindo cada vez mais tecnologias de segurança biométrica para seus dispositivos. Nesse sentido, nesta semana chamou a atenção o rumor de que a Samsung está pensando em usar reconhecimento facial e o leitor de íris do Galaxy S8 para aprovar pagamentos com o Samsung Pay, uma decisão ousada que nenhuma outra fabricante tomou até agora. E aí vem a pergunta: quais são os planos da Apple para pelo menos se equiparar à rival sul-coreana?

Ainda não se sabe se a Apple vai seguir na mesma onda da Samsung e usar leitura de íris ou reconhecimento facial para pagamentos usando o Apple Pay. Contudo, uma série de relatos dão conta que o iPhone 8 contará, sim, com uma série de sensores especiais capazes de reconhecer o rosto do usuário e o ambiente onde ele está. Há quem aposte que isso será usado para aplicações em realidade aumentada, ou até mesmo para desbloquear o dispositivo.

Patente registrada pela Apple detalha funcionamento de um conjunto de sensores para fazer o reconhecimento facial do usuário e do ambiente em que está
Patente registrada pela Apple detalha funcionamento de um conjunto de sensores para fazer o reconhecimento facial do usuário e do ambiente em que está (Reprodução: USPTO)

Essa última possibilidade inclusive já foi registrada em uma patente descoberta pelo pessoal do Apple Insider. Nela, a empresa de Cupertino detalha novos métodos de desbloquear o iPhone a partir do reconhecimento do rosto do usuário.

Utilizando alguns sensores especiais, o smartphone da Apple seria capaz de detectar movimentos e verificar se quem está diante da tela realmente é seu dono. Em caso positivo, o gadget se desbloqueia automaticamente, mas permanece verificando se ainda está sendo usado pela mesma pessoa. Caso o dispositivo seja largado em cima da mesa ou passe para as mãos de outra pessoa, ele então reconheceria isso e se bloquearia sozinho.

Obviamente, o registro dessas tecnologias não garante que elas estarão presentes já no iPhone 8. Em todo caso, as patentes nos dão uma noção que a Maçã também está pensando em maneiras de tornar seus dispositivos mais seguros e que, se os rumores estiverem certos, poderemos esperar por novidades em breve.

Fonte: Apple Insider, BGR (1) (2), USPTO