Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xperia 5 III vs Galaxy S21 Plus: quase os melhores das suas famílias

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Maio de 2021 às 13h00

Link copiado!

Montagem/Canaltech
Montagem/Canaltech

Diversas fabricantes já atualizaram seus smartphones topo de linha para 2021. A primeira foi a Samsung, que revelou em janeiro e série Galaxy S21 ao mundo, enquanto Sony trouxe em abril a sua nova geração de modelos. Entre os lançamentos, vemos no lado da sul-coreana o Galaxy S21 Plus e no lado da japonesa o Xperia 5 III.

Com características bastante poderosas, os dois modelos trazem alta performance, conjuntos de câmeras competentes, resistência IP68 e diversas outras coisas bastante interessantes. Mas qual dos dois é melhor? O Canaltech coloca os dois aparelhos lado a lado para descobrir qual deles é uma melhor opção para o público de dispositivos topo de linha.

Design

Continua após a publicidade

Começando pelo design e construção, eles trazem visual bem diferentes, mas isso não quer dizer que as marcas economizaram por aqui. Os dois trazem estrutura em alumínio com traseira em vidro. Vale ressaltar que a Sony optou por usar proteção Gorilla Glass 6 tanto na tampa traseira quanto no vidro frontal, enquanto a Samsung usou o Gorilla Glass Victus em ambos os casos. Eles também são dispositivos com resistência IP68 contra água e poeira, aguentando mergulhar em água doce em até 1,5 metro de profundidade por até 30 minutos.

O Xperia traz um visual mais reto, com um módulo vertical no canto superior esquerdo para guardar as suas câmeras e leitor de impressões digitais na lateral direita, integrado ao botão liga/desliga. Ele tem até mesmo um botão extra também na lateral direita que serve como disparador da câmera. Na frente, ele tem bordas superior e inferior um pouco mais espessas que o do concorrente, já que a Sony segue contra o uso de recortes em seus aparelhos mais premium, ao passo que não abre mão de alto-falantes estéreo voltados para frente.

Por outro lado, o Galaxy é mais arredondado, e também traz um módulo verticalizado para as câmeras traseiras, mas no seu caso o módulo está integrado à lateral em alumínio. Seu leitor de impressões digitais está presente sob a tela, e tem tecnologia ultrassônica. Quanto à sua parte frontal, ele traz bordas bem mais finas que o concorrente e tem apenas um furo centralizado para a câmera frontal no topo da tela.

Continua após a publicidade

Vale dizer que o Samsung é um dispositivo maior em altura e largura, além de ser mais pesado. O Sony tem as dimensões 157 x 68 x 8.2 mm e pesa 168 gramas e traz conexão P2 de 3,5 mm para fones de ouvido, enquanto o Galaxy é mais fino e tem as dimensões 161.5 x 75.6 x 7.8 mm, pesando 200 gramas. Por fim, o sul-coreano é oferecido nas cores preto, branco, violeta, rosa, cinza e prata (nem todas no Brasil), e o japonês chega ao mercado nas tonalidades preto, verde e rosa.

Tela

  • Sony Xperia 5 III: OLED de 6,1 polegadas 21:9, 10-bit, resolução Full HD+ (2520 x 1080 pixels), taxa de atualização de 120 Hz, HDR, Gorilla Glass 6
  • Samsung Galaxy S21 Plus: Dynamic AMOLED 2X de 6,7 polegadas 20:9, resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels), taxa de atualização de 120 Hz, HDR10+, Gorilla Glass Victus
Continua após a publicidade

Tratando de displays, vemos que os dois modelos trazem características bastante interessantes, mesmo não sendo o melhor que cada uma pode oferecer. O Galaxy S21 Plus tem uma tela Dynamic AMOLED 2x contra uma tela OLED do Xperia. Além disso, a tela do Sony é um pouco mais esticada, mas ambos trazem resolução Full HD+ e suporte a HDR.

Felizmente, os dois aparelhos trazem uma maior taxa de atualização, oferecendo suporte a 120 Hz. Uma diferença é que a tela do japonês é 10-bit e por consequência pode reproduzir mais tons de cor, enquanto o painel do aparelho sul-coreano é mais resistente, graças ao vidro Gorilla Glass Victus que cobre a tela.

Câmeras

Continua após a publicidade
  • Sony Xperia 5 III: 12 MP (Principal, f/1.7) + 12 MP (Telefoto, f/2.3-f/2.8, zoom óptico de 3x-4.4x) + 12 MP (Ultra grande angular, f/2.2) + 8 MP (Frontal, f/2.0)
  • Samsung Galaxy S21 Plus: 12 MP (Principal, f/1.8) + 64 MP (Telefoto, f/2.0, zoom óptico de 1.1x/híbrido de 3x) + 12 MP (Ultra grande angular, f/2.2) + 10 MP (Frontal, f/2.2)

Ambos os smartphones são extremamente competentes quando se trata de câmeras. Os dois modelos trazem câmera principal de 12 MP, mas a abertura da lente do Xperia é um pouquinho maior. No caso da câmera telefoto, a do Sony é de 12 MP, contra uma de 64 MP do Samsung que tem maior abertura de lente, mas o japonês tem como trunfo a lente com zoom variável, sendo capaz de oferecer aproximação de 3x ou 4,4x numa única câmera, enquanto o zoom sem perdas do Galaxy S21+ é de apenas 1,1x.

A ultra grande angular de ambos também tem a mesma quantidade de megapixels, assim como abertura de lente, mas o Xperia 5 III traz autofoco para aumentar as possibilidades de foto com essa câmera. Mas as coisas se invertem na câmera frontal, já que a do Sony é de 8 MP com uma abertura um pouco maior, e o Galaxy tem uma de 10 MP, mas que tem como vantagem o autofoco.

Continua após a publicidade

Vale dizer que smartphone da marca japonesa tem suporte a gravação de vídeo em 4K a até 120 fps e o modelo sul-coreano grava em até 8K a 24 fps. Na frente, o Galaxy grava em até 4K a 60 fps e o Xperia grava apenas em Full HD a 30 fps.

Processador e memória 

  • Sony Xperia 5 III:Qualcomm Snapdragon 888 Octa-core (1x2.84 GHz Kryo 680 & 3x2.42 GHz Kryo 680 & 4x1.80 GHz Kryo 680)
  • Samsung Galaxy S21 Plus: Samsung Exynos 2100 Octa-core (1x2.9 GHz Cortex-X1 & 3x2.80 GHz Cortex-A78 & 4x2.2 GHz Cortex-A55)

Em processamento, temos em ambos os melhores chipsets do mundo Android, com algumas ressalvas. O Xperia 5 III traz o Snapdragon 888, um dos principais processadores para smartphones Android da atualidade, enquanto o Galaxy S21 Plus tem o Exynos 2100 da própria Samsung, principal concorrente da plataforma da Qualcomm.

Continua após a publicidade

Independente de qual dos dois for escolhido, saiba que estará levando um celular extremamente poderoso, que não deve deixar ninguém na mão. Eles são dispositivos que podem lidar com qualquer tipo de tarefa com folga, seja a execução de um jogo mais simples ou a edição de um vídeo, por exemplo.

Quando se fala de armazenamento, os dois trazem essencialmente o mesmo conjunto, sendo ambos oferecidos com 8 GB de memória RAM e 128 GB ou 256 GB de espaço para armazenamento interno. Porém, importante ressaltar que o Sony tem a vantagem de oferecer suporte a expansão de memória através de um cartão micro SD.

Bateria

Continua após a publicidade

Em bateria, eles trazem capacidades diferentes, velocidades de carregamento diferentes e um deles apresenta mais recursos nesse quesito. O Sony Xperia 5 III chega com uma bateria de 4.500 mAh com suporte a carregamento rápido de 30 watts, que segundo a empresa pode carregar metade da bateria em 30 minutos. Ele tem como extra a tecnologia USB Power Delivery, onde o aparelho é totalmente alimentado pelo carregador durante a execução de jogos, evitando extressar demais a bateria e assim superaquecer.

Já o Galaxy S21 Plus tem uma bateria de 4.800 mAh, com suporte a carregamento rápido de 25 watts. A diferença é que o modelo da marca sul-coreana tem suporte a carregamento sem fio de 15 watts e carregamento reverso sem fio de 4,5 watts, que pode servir para carregar outros dispositivos como seu fone ou smartwatch, por exemplo, desde que sejam compatíveis com a tecnologia Qi.

De qualquer maneira, ambos os modelos devem durar um tempo semelhante, cerca de um dia e meio de uso moderado.

Continua após a publicidade

Xperia 5 III vs Galaxy S21 Plus: qual vale mais a pena?

Fica claro aqui que, mesmo sendo um pouco diferente nas características técnicas, a decisão por comprar um ou outro ficará nos detalhes. São dois modelos altamente capazes, realmente dignos de fazerem parte da categoria de topos de linha, mesmo não sendo necessariamente os melhores que cada fabricante pode ofertar.

O Sony Xperia 5 III tem um design mais sóbrio e reto, com bordas mais grossas acima e abaixo da tela, biometria na lateral e um botão extra para disparo da câmera. Ele é menor e mais leve que o concorrente, além de ter porta P2 para fones de ouvido. A sua tela é menor, mas ela é capaz de reproduzir mais cores. A performance é semelhante em ambos, mas ele traz expansão de memória via cartão microSD. Ele tem uma câmera telefoto variável, que com uma única lente pode ofertar zoom de 3x ou 4.4x, e ultra-wide com autofoco, mas suporta gravação “apenas” em 4K. Por fim, tem uma bateria menor, mas tem carregamento mais rápido e o extra do USB Power Delivery.

Continua após a publicidade

No caso do Samsung Galaxy S21 Plus, ele tem um visual mais descontraído, com traseira fosca, várias opções de cores, furo na tela e biometria escondida sob a tela, que inclusive é maior. Ele tem ainda câmera frontal com autofoco e suporta gravação de vídeo em 8K com a câmera principal, bem como bateria maior e recursos extras de carregamento sem fio, além de oferecer funcionalidades como o Samsung Pay e o modo Dex, que transforma o smartphone em um computador.

Infelizmente, o Sony não pode ser comprado de forma oficial no Brasil, mas o Galaxy S21 Plus pode. De qualquer modo, são modelos competentes, mas cabe a você, leitor, saber qual deles é uma melhor escolha.

Sony Xperia 5 III: ficha técnica

Continua após a publicidade
  • Tela: 6,1" OLED, resolução Full HD+ de 2520 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120Hz, HDR
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 888
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (principal, f/1.7) + 12 MP (telefoto variável, f/2.3 e f/2.8, zoom óptico de 2,9x e 4,4x) + 12 MP (ultra wide, f/2.2, 124º)
  • Câmera frontal: 8 MP (f/2.0)
  • Dimensões: 157 x 68 x 8,2 mm
  • Peso: 168 gramas
  • Bateria: 4.500 mAh com recarga de 30 W
  • Extras: 5G, conector P2 para fones de ouvido, áudio estéreo com Sony 360 Reality, NFC, Bluetooth 5.2, IP68
  • Cores disponíveis: preto, verde e rosa
  • Sistema operacional: Android 11

Samsung Galaxy S21 Plus: ficha técnica

  • Tela: 6,7 polegadas Dynamic AMOLED 2X, Full HD+, 120 Hz, Gorilla Glass 7;
  • Chipset: Samsung Exynos 2100 OctaCore (3x 2.8 + 4x 2.4 + 1x 2.9 GHz);
  • Memória RAM: 8 GB;
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB;
  • Câmera traseira: 12 MP (principal) + 12 MP (ultra grande-angular) + 64 MP (telefoto);
  • Câmera frontal: 10 MP;
  • Dimensões: 161,4 x 75,6 x 7,8 mm;
  • Peso: 202 gramas;
  • Bateria: 4.800 mAh com recarga rápida;
  • Extras: IP68, Wireless PowerShare, ANT+, DeX, Modo Criança, Segurança de Dados Knox, Geo-Tagging, Função de Sincronização, Dual SIM;
  • Cores disponíveis: Prata, Preto, Roxo;
  • Sistema operacional: Android 11 com Samsung One UI 3.1.