Sony tem novos smartphones para anunciar no MWC 2019
Por Felipe Demartini | 11 de Janeiro de 2019 às 13h20
2018 foi um ano complicado para a Sony, que sentiu com muita dor a baixa nas vendas de smartphones. Sua presença na CES 2019, por exemplo, se resumiu a televisores e produtos domésticos, com direito também a uma vitrola sem fio. Entre reorganizações, cancelamentos e até demissões, entretanto, ela diz estar aos poucos conseguindo colocar a cabeça de volta para fora da água e prepara alguns anúncios interessantes de smartphones para o MWC 2019.
O evento, que acontece no final de fevereiro em Barcelona, na Espanha, é um dos mais importantes do mundo mobile, equivalente ao que a CES representa para o mercado de tecnologia doméstica e voltada para o consumidor. De acordo com Don Mesa, vice-presidente de marketing da Sony, é lá, também, que a empresa mostrará seus primeiros passos em um novo direcionamento estratégico.
Os rumores apontam para um anúncio do Xperia XZ4 durante o evento. Com tela OLED de aspecto 21:9, o topo de linha já apareceu em benchmarks e teve até imagens vazadas. A expectativa é de um aparelho com tela infinita e processador Snapdragon 855, cujo conjunto de hardware o colocaria entre os mais potentes do mercado atual, de acordo com testes de benchmark vazados.
Além disso, a tecnologia 5G deve ser uma prioridade, com o aparelho de topo de linha vindo com esse tipo de conectividade ou não, em um recurso que também pode ser reservado a um dispositivo específico. Mesa afirmou que a Sony não deseja se antecipar à chegada do novo padrão de internet móvel, de forma a apresentar uma boa experiência na utilização dele. O executivo acredita que muita gente segurou a compra de um smartphone novo em 2018 na expectativa dos primeiros com a novidade, por isso, a experiência precisa agradar.
Entretanto, quem acredita em uma nova versão Compact do modelo pode ter que puxar uma cadeira para sentar. Segundo o executivo, a Sony acredita que a onda do momento são as telas com “grandes espaços” e, por isso, variações menores de seus dispositivos de alto padrão podem ser deixadas de lado nessa reorganização. Ele elogiou a linha por seu sucesso e facilidade de uso, mas deu a entender que ela pode não dar as caras neste ano.
Por mais que a existência do Xperia XZ4 não passe de um rumor daqueles bem fortes, que não foi confirmado pelo VP de marketing, ele deu algumas outras informações sobre o que dá para esperar da nova linha de smartphones da Sony. A ideia é melhorar ainda mais a experiência com a câmera, um quesito no qual a empresa já tem bastante destaque, e não apresentar muitas mudanças drásticas em termos de formato, de forma a manter a base instalada de usuários fieis, mas entregando inovações que surpreendam a todos.
Sobre a reorganização em si, Mesa afirmou que “todos os componentes” do negócio mobile da companhia receberam atenção e foram modificados. À cargo da estratégia mobile está Shigeki Ishizuka, o responsável por transformar a Sony em uma grande fornecedora de sensores para câmera, o homem de confiança do CEO Kenichiro Yoshida para fazer o mesmo, agora, com a divisão mobile.
“O que as pessoas podem esperar é uma Sony mais verdadeira”, afirmou Mesa, “com maior convergência entre dispositivo e conteúdo”. A expectativa geral é de que os anúncios iniciais, a serem feitos no MWC 2019, sejam a porta de entrada para uma atualização de linha meses depois, na IFA, que acontece em setembro. Seria uma mudança no calendário usual de revelações da empresa, mas justamente o tipo de alteração que uma reorganização como a que está acontecendo pede. Às vezes, menos é mais, e a fabricante parece estar praticando esse ditado diariamente.
Fonte: Digital Trends