Sony mostra sensor para smartphone que capta imagens a 1000 fps

Por Redação | 07 de Fevereiro de 2017 às 19h46
photo_camera Divulgação

A Sony anunciou nesta terça-feira o desenvolvimento de um novo sensor de imagens CMOS capaz de capturar vídeos com até 1000 quadros por segundo.

Com uma arquitetura em três camadas, o sensor vem com memória DRAM adicionada às tradicionais duas camadas vistas em CMOS convencionais. A camada de DRAM opera como um buffer temporária para os dados de imagem que são gravados em altíssimas velocidades, antes que elas sejam traduzidas para velocidades normais em um processador de sinal de imagem comum.

Imagem mostra diferenças entre a arquitetura de sensores convencionais usadas em smartphones atuais e a nova tecnologia da Sony (Foto: divulgação/Sony).

Segundo a Sony, a nova arquitetura permite leituras de imagem de até 1/120 de segundo em uma resolução de 19.3 megapixels, o que é quatro vezes mais rápido que chips normais para câmeras em dispositivos móveis.

Por conseguir reduzir o tempo para ler cada linha de pixels, o chamado "Jello Effect", que causa distorções de imagens em situações em que objetos em movimento são fotografados em lentes sem obturador, foi reduzido com o novo CMOS.

Apesar dos avanços divulgados pela Sony, a nova tecnologia ainda está em desenvolvimento e não há informações sobre quando ou em quais aparelhos ela poderá ser incluída no futuro. Mesmo assim, a companhia divulgou um vídeo mostrando um bom exemplo de como as imagens com este novo sensor podem ficar. Confira

Fonte: DPReview

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.