Smartphone da BlackBerry com Android vaza na internet

Por Redação | 03.07.2015 às 11:40

Com o objetivo de recuperar clientes e se livrar dos problemas que tem enfrentado, a BlackBerry estaria disposta a fazer mudanças bruscas de estratégia. E isso incluiria a produção de um modelo com sistema operacional Android, que vazou agora pelas mãos do jornalista Evan Blass, o EVLeaks, responsável pela divulgação não oficial de diversos aparelhos. Ele parecia estar aposentado, mas recentemente tem voltado à ativa com revelações e imagens.

Foi justamente a reprodução do modelo que surgiu pelas mãos do repórter nesta semana. O modelo, de codinome Venice, parece ser bastante semelhante ao BlackBerry Passport, trazendo o mesmo visual quadradão, além do teclado físico que tanto fez a alegria dos saudosistas e daqueles que não se dão muito bem com as telas sensíveis ao toque.

As teclas, aqui, poderão ser ocultadas atrás da tela e, se desejar, o usuário também poderá fazer uso de um teclado virtual no próprio display – estranhamente, a imagem revelada, que mostra apenas a parte debaixo do aparelho, exibe dois conjuntos destes ao mesmo tempo. Cabe ao usuário escolher qual deseja usar para cada atividade.

BlackBerry Venice

Pelos atalhos de sistema, dá para perceber que estamos falando de um BlackBerry com Android, mas a única informação revelada por Blass, além da própria imagem do dispositivo, é um lançamento que deve acontecer primeiro pela operadora norte-americana AT&T. A disponibilidade dos produtos da fabricante, tradicionalmente, acontece primeiro nos Estados Unidos, que é um de seus principais mercados, portanto, aqui também temos algo provavelmente real.

A aproximação entre a BlackBerry e o sistema operacional do Google não seria nenhuma novidade. Além dos rumores de que a empresa estaria mesmo prestes a lançar produtos com a plataforma, ela não se fez de rogada ao propagandear a chegada da Amazon Appstore aos seus celulares afirmando que, agora, os melhores aplicativos do Android também estariam disponíveis nos aparelhos da marca. A solução vem pré-carregada a partir do BlackBerry OS 10.3 e se tornou um dos principais destaques do sistema.

Além disso, não é novidade para ninguém que a companhia canadense está buscando recuperar seu espaço no mercado, após ter sido deixada muito para trás com os smartphones de nomes como Apple, Samsung e outros. A situação começou a ficar perigosa quando até mesmo clientes corporativos, tradicionalmente aliados da BlackBerry, também começaram a pensar em adotar o iOS e Android. Parece que é realmente hora de se mexer.

Apesar de todas essas circunstâncias, a BlackBerry não se pronunciou oficialmente sobre o vazamento do Venice – não sabemos nem mesmo se esse será o nome oficial do produto – e se está mesmo trabalhando em um aparelho com Android. Os rumores, porém, apontam um lançamento ainda neste ano, então não deve demorar muito para que a gente descubra.

Fonte: Evan Blass (Twitter)