Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Seu smartphone está ficando mais lento com o tempo? Saiba os motivos

Por| 13 de Julho de 2017 às 13h03

Link copiado!

Seu smartphone está ficando mais lento com o tempo? Saiba os motivos
Seu smartphone está ficando mais lento com o tempo? Saiba os motivos

Se você não é daquelas pessoas que trocam de smartphone a cada seis meses, certamente já reparou que esses dispositivos costumam ficar mais lentos com o passar do tempo. E isso acontece com praticamente qualquer aparelho, tanto faz de qual marca seja e qual o seu sistema operacional.

Há algumas razões para explicar esse problema, que acaba nos levando a trocar de smartphone com uma frequência maior do que gostaríamos. Vamos, então, explicar algumas razões pelas quais os aparelhos perdem performance com o tempo, e o que você pode fazer para amenizar esse transtorno.

Atualizações do sistema operacional

Ao comprar um smartphone ou tablet, ele sempre vem com o sistema operacional instalado de fábrica, normalmente com a versão mais recente suportada pelo aparelho. Mas novas atualizações e versões costumam ser lançadas anualmente, e, muitas vezes, o dispositivo consegue acomodá-las tranquilamente. No entanto, seu hardware pode “chorar” um pouco por causa disso.

Continua após a publicidade

Sim, cada nova atualização do sistema acaba exigindo um pouco mais da capacidade do hardware e, com isso, vem a lentidão. Mas isso significa que não se deve instalar uma versão nova do sistema, mesmo que o aparelho seja listado como compatível? Não necessariamente. O recomendado, aqui, é dar uma estudada sobre a capacidade de seu processador, chip gráfico e memória RAM para saber se o sistema atualizado funcionará com perfeição antes de aceitar o download.

Atualizações de aplicativos

Da mesma forma que acontece com os SOs, os aplicativos também estão em constante atualização. Correções de bugs e melhorias de performance são cotidianas, mas os apps também costumam trazer novos recursos que os deixam mais “pesados”. Sendo assim, com o passar do tempo e com o decorrer de diversas atualizações, eles acabam consumindo mais memória do aparelho, deixando-o mais lento.

Continua após a publicidade

Caso seu dispositivo esteja mesmo muito lento, vale a pena conferir o quanto de espaço e memória seus apps estão consumindo no dispositivo, e, talvez, fazer um downgrade para versões mais antigas desses aplicativos e aliviar um pouco o trabalho do seu smartphone. Também vale a pena conferir se você usa mesmo todos os apps instalados e excluir aqueles que estão servindo como enfeite.

Aps que rodam no background

Outro motivo que justifica a lentidão de um smartphone são aqueles aplicativos que continuam rodando mesmo quando você não está utilizando eles. E você acha que são poucos? Confira quem são os workaholics nas configurações do aparelho. E-mails, mensageiros e apps que estão sempre monitorando sua geolocalização costumam ser os vilões do consumo de RAM, bem como papéis de parede animados e widgets que estão sempre ativos.

Degradação da memória

Continua após a publicidade

Os chips de memória para dispositivos móveis costumam ser do tipo NAND, que é veloz e de baixo custo, mas apresenta performance reduzida à medida em que está “no talo”. Essas memórias precisam ter uma folga para continuar operando perfeitamente e, quando o aparelho está tão cheio e rodando tantas aplicações ao mesmo tempo, é como se a memória falasse “peraí, vai com calma”.

Outra razão para que as memórias fiquem mais preguiçosas com o tempo é que as do tipo NAND têm uma espécie de data de validade obscura. Seja a NAND do tipo SLC, MLC ou TLC, ela tem um ciclo limitado de capacidade. Quando atinge esse limite, suas células se esgotam e acabam funcionando mais lentamente.

O que fazer? É recomendado que você nunca deixe seu smartphone rodar muita coisa a ponto de atingir 75% da capacidade. Mas, no caso da degradação física do chip, não há muito o que fazer além de trocar de celular quando a coisa estiver insustentável.

Continua após a publicidade

Expectativas elevadas

Outro motivo pelo qual você pode estar achando que seu smartphone está lento são as expectativas. Sabe quando o celular já começa a ficar obsoleto, e você compara sua performance com a dos aparelhos lançados mais recentemente depois de usar o celular de um amigo? Então, isso pode dar a impressão de que o seu dispositivo está muito mais lento do que realmente está, tudo por conta da sua mente.