Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung pode usar comunicação por satélite em celulares Galaxy

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Setembro de 2022 às 13h10

Link copiado!

Divulgação/Apple
Divulgação/Apple
Tudo sobre Samsung

Depois de a Apple anunciar a comunicação por satélite como um dos novos recursos presentes na linha iPhone 14, ela deverá ser novidade nos celulares da Samsung em breve. Entretanto, a tecnologia da marca coreana deverá utilizar uma infraestrutura diferente, e por isso ainda pode levar algum tempo até ser lançada.

Isto deve acontecer pois a Apple investiu milhões de dólares na Globalstar, empresa especializada no ramo. De acordo com a companhia, cerca de 85% de sua capacidade atual e futura será fornecida para a marca de Cupertino, e por isso não haveria espaço suficiente para a Samsung.

Continua após a publicidade

Diante disso, é possível que a Samsung volte suas atenções para a Starlink, serviço da SpaceX que é comandada por Elon Musk. Conversas já tinham sido feitas entre a Starlink e a Apple, mas a Maçã acabou escolhendo a Globalstar.

Entretanto, a Starlink está no centro de uma polêmica entre a SpaceX e a Dish, empresa americana de telefonia. A operadora tem posse de várias bandas no espectro de 12 GHz e quer utilizá-las para expansão das redes 5G — o que pode inviabilizar completamente os serviços do empreendimento de Musk.

Portanto, é provável que a Samsung sequer tenha decidido o que fará para ter conexão por satélite em seus celulares. De qualquer forma, a marca deverá agir rápido para não ficar atrás de Huawei e Apple nesse quesito.

Comunicação por satélite é pensada para emergências

Continua após a publicidade

O novo recurso dos iPhones pode ser uma solução salvadora para situações em que não é possível realizar comunicação por redes móveis, como em florestas ou outros locais remotos. Em caso de emergência, sinais SOS podem ser enviados em questão de segundos ou minutos, dependendo das condições do tempo.

O próprio aplicativo do celular orienta o usuário a apontar o aparelho na direção correta do satélite, e opções predefinidas de emergências podem ser selecionadas enquanto a operação ocorre. Entretanto, o serviço só ficará disponível a partir de novembro nos Estados Unidos e Canadá, enquanto outros países deverão esperar um pouco mais.

Fonte: PhoneArena