Samsung Galaxy Note 8 pode ter sistema semelhante ao 3D Touch

Por Redação | 09 de Agosto de 2017 às 12h57

O Galaxy Note 8 pode marcar a chegada em grande estilo, ao sistema operacional Android, de um recurso que já é conhecido pelos usuários de iOS. De acordo com novos relatos vindos da linha de produção dos aparelhos, o próximo topo de linha da Samsung deve contar com um sistema semelhante ao 3D Touch, reconhecendo a pressão dos toques para diferentes interações com o sistema operacional.

É um recurso que já apareceu no Galaxy S8, mas aplicado somente ao botão Home. A Huawei também já utilizou essa função em um de seus lançamentos mais recentes, o Mate S, mas apenas para atalhos simples. A ideia da Samsung, agora, seria ir além, aplicando o Force Touch, como vem sendo chamado, a toda a tela e permitindo diferentes formas de usabilidade de acordo com cada aplicativo.

Isso dependeria, claro, do apoio de desenvolvedores, algo que não deve faltar quando se trata da empresa sul-coreana. Enquanto isso, o próprio sistema operacional já contaria com recursos desse tipo, possivelmente usando o recurso Apps Shortcuts, disponível na versão 7.1 do Android, que permite acessar diretamente certas funcionalidades de aplicativos de acordo com o tipo de toque realizado.

Os boatos afirmam que o Samsung Galaxy Note 8 está sendo fabricado com displays que são sensíveis à pressão, o que indica que, mesmo que a funcionalidade não esteja disponível no lançamento, pode acabar sendo habilitada mais tarde. Não há informações sobre o que a companhia está pretendendo em termos de software, mas parece estranha a presença de um componente desse tipo sem que ele seja utilizado de forma adequada.

Outros boatos apontam para um dispositivo com processador Snapdragon 835 e 6 GB de memória RAM. O design seria semelhante ao do Galaxy S8, mas com uma tela de 6,3 polegadas. Sendo assim, o Note 8 teria o hardware adequado e também o display com um tamanho conveniente para que o Force Touch seja usado de maneira plena, tornando-se mais uma característica importante na usabilidade.

Entretanto, nada de informação oficial até o momento. A Samsung não se pronunciou sobre os rumores e pretende revelar o Galaxy Note 8 no dia 23 de agosto. A expectativa é de início imediato nas pré-vendas, com o lançamento acontecendo algumas semanas depois.

Fonte: The Investor