Samsung Galaxy Gran Duos 2 TV: um intermediário com televisão FullSeg

Por Pedro Cipoli
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

Não é surpresa para ninguém que a Samsung lança uma quantidade enorme de aparelhos de tempos em tempos, indo desde modelos "tops" de linha, como as séries Galaxy S e Galaxy Note, até modelos bem básicos, como a linha Ace. Em meio a dezenas de modelos (ou centenas, vai saber), há algumas séries que fazem mais sucesso do que outras, caso da recente linha Gran Duos. Ela supria a necessidade de usuários que queriam uma tela grande, configuração razoável, dois chips e preço acessível.

Porém, mesmo que tivesse um design semelhante ao do Galaxy S3, a sua principal falha era a tela, com baixa resolução e com um LCD bastante básico, o que criou a expectativa de muitos usuários de uma atualização que corrigisse essa e outras falhas menores. Temos então o Galaxy Gran Duos 2 TV, que não só corrigiu uma série de falhas como se tornou um modelo capaz de atender à maioria dos usuários. Vamos conhecer mais detalhes sobre ele.

O design é uma combinação de Galaxy S4 e Galaxy Note III

Ainda que muitos critiquem a Samsung por utilizar plástico mesmo em seus modelos mais avançados, o design que lembra couro fez um belo sucesso no Galaxy Note III, tanto que a coreana agora utiliza esse estilo até na sua segunda geração de Chromebooks. Esse estilo foi utilizado no Gran Duos 2 TV, e levando em consideração que estamos falando de um modelo de 5,25 polegadas, esse design melhora bastante a ergonomia, já que não escorrega nas mãos.

Com exceção do “DUOS” escrito ao lado da caixa de som utilizada em chamadas telefônicas, o resto do aparelho lembra muito um Galaxy S4, com bordas que se parecem de metal, mas são de plástico como na geração anterior do top de linha da empresa. Ele é um pouco maior, naturalmente, e mais grosso, com 8,9 mm, mas nada que chegue a incomodar, tendo um peso de acordo com o seu tamanho:163 gramas, o que não chega a cansar as mãos.

Tela mais interessante do que mostram as especificações

A resolução de 720x1280 dividida nas 5,25 polegadas de tela do Gran Duos 2 TV resulta em uma densidade de pixels de 280 pontos por polegada quadrada. Ainda que esteja abaixo dos 300 ppp que fazem os pixels ficarem invisíveis ao olho nu, ficamos surpreendidos com a qualidade das imagens, com uma reprodução de cores que lembra uma tela LED – isso sem contar com nenhuma das tecnologias avançadas da Samsung, presentes só nas linhas Galaxy Note e Galaxy S.

Para nós ela pareceu melhor até do que a tela Super AMOLED do Galaxy S3*, com cores mais pronunciadas e ao mesmo tempo suaves, mesmo com uma densidade de pixels menor. O painel é TFT, mas não chega a atrapalhar os ângulos de visão nem interferir na qualidade de cores (rumores dizem que a próxima versão terá um painel IPS). Infelizmente não há proteção de tela contra riscos e arranhões, seja Gorilla Glass ou qualquer outra.

*Lembrando que ela foi melhorada de geração para geração nos modelos mais recentes.

Performance competente para tarefas do dia a dia

O Gran Duos 2 TV vem com uma versão modificada do já conhecido Qualcomm Snapdragon 400, presente em modelos como Motorola Moto G e Sony Xperia C. Ele continua trazendo quatro núcleos rodando a 1,2 GHz e GPU Adreno 305, mas é equipado com 1,5 GB de memória RAM ao invés de 1 GB, presente em outros modelos. Esse é um ponto interessante para observamos como tecnologia avança rápido, já que o Gran Duos 2 TV, um intermediário lançado em 2014, vem com mais memória RAM do que o Galaxy S3, um top de linha lançado somente 2 anos antes.

Screenshots - Galaxy Gran Duos 2 TV

Screenshots - Galaxy Gran Duos 2 TV

Screenshots - Galaxy Gran Duos 2 TV

Considerando que os chips da Qualcomm oferecem uma performance por clock maior do que versões sem modificações da ARM, além da maior quantidade de memória RAM, é natural esperar que ele tenha uma performance melhor do que a do Galaxy S3, correto? Correto! O Gran Duos 2 TV pontou 8479 e 17536 nos benchmarks AnTuTu e Quadrant, respectivamente, conta os 4142 pontos e 9270 pontos do Galaxy S3.

Há outros pontos a se considerar também. O primeiro deles é a própria versão do Android de fábrica do Gran Duos 2 TV, a 4.3 Jelly Bean, contra a 4.0 Ice Cream Sandwich na época em que o testamos, que tem melhorias no processamento 3D. Porém, ainda que benchmarks não representem a performance real de um modelo, a conclusão continua válida.

Screenshots - Galaxy Gran Duos 2 TV - Quadrant

Screenshots - Galaxy Gran Duos 2 TV - AnTuTu

Screenshots - Galaxy Gran Duos 2 TV - AnTuTu

Há uma previsão de atualização para a versão 4.4.2 KitKat, mas, até a finalização dessa análise, ela ainda não estava disponível. Como memória interna temos 8 GB, típico de modelos intermediários, e suporte para mais 64 GB via cartão microSD.

Screenshots - Galaxy Gran Duos 2 TV

Não poderíamos deixar de dedicar um parágrafo para a TouchWiz, interface própria da Samsung. Ela apresenta as lentidões de sempre, com alguns lags aqui e ali, mas no geral a experiência é melhor do que a do S3, com mais velocidade ao abrir os aplicativos e um multitarefa mais competente. Ainda há muito o que melhorar, mas é uma boa notícia que a Samsung esteja deixando a TouchWiz mais responsiva em seus lançamentos mais recentes.

Câmera comparável à de modelos avançados de alguns anos atrás

A primeira impressão que tivemos das duas câmeras do Gran Duo 2 TV foi a de que elas são exatamente as mesmas do Galaxy S3: uma de 8 megapixels capaz de gravar vídeos em Full HD na parte traseira e uma frontal de 1,9 megapixel.

A qualidade é basicamente a mesma, um mérito e tanto, já que o S3 era o modelo mais avançado da Samsung quando lançado.

Mesmo ainda um pouco longe das câmeras dos "tops" de linha atuais, como Galaxy S5, Xperia Z2 e LG G3, ela suporta HDR, estabilização de imagem e detecção de faces e atende muito bem ao usuário médio.

Extra importante: TV Digital FullSeg

Screenshots - Galaxy Gran Duos 2 TV

Há uma boa quantidade de smartphones com televisão digital por aí, mas quase todos eles trazem o padrão 1-Seg, como é o caso do Motorola Moto E. Já o Gran Duos 2 TV suporta o padrão FullSeg, o que dá a opção ao usuário de assistir a canais em HD, como Globo e SBT, com excelente sinal, em especial quando utilizamos a antena retrátil.

Screenshots - Galaxy Gran Duos 2 TV

Esse, por sí só, é um ponto fortíssimo em favor desse modelo, mas há outros, como o suporte a dois chips, um deles com suporte a 3G quadriband, GPS com A-GPS e GLONASS, Wifi dual-band nos padrões A, B, G e N com suporte a Hotspot e Wi-Fi Direct, Rádio FM e Bluetooth 4.0 LE com A2DP e EDR. É um conjunto bastante completo para um intermediário, no qual sentimos falta somente do NFC e 4G.

Screenshots - Galaxy Gran Duos 2 TV

Bateria de Galaxy S4 e sistema de som de Galaxy S3

A bateria do Gran Duos 2 TV tem capacidade de 2.600 mAh, a mesma do Galaxy S4, e aguentou um dia inteiro de uso pesado com jogos, horas de televisão e vídeos no YouTube. Já com uso moderado, sobra um pouco de carga para o dia seguinte, em especial se o brilho da tela for setado no automático.

Assim como o Galaxy S3, a caixa de som fica ao lado da câmera, além de possuir basicamente a mesma qualidade sonora, raramente distorcendo sons e músicas. Ao colocarmos fones de ouvido, não observamos problemas no áudio, mesmo nos graves, em várias músicas via streaming do Spotify.

Conclusão

Fotos - Gran Duos 2 TV

Foto com HDR ativo

Encontramos o Samsung Galaxy Gran Duos 2 TV com uma média de preços de R$ 1.100 nas principais lojas de departamentos, valor que o coloca em uma concorrência direta com pesos pesados como Nexus 5 e Moto X. Suas especificações são mais básicas e ele não tem suporte à nossa rede 4G, mas tem vários pontos a seu favor.

Fotos - Gran Duos 2 TV

O primeiro deles, e o mais importante, é o suporte a televisão digital no padrão FullSeg, algo ainda raro na geração atual, em que mesmo o Xperia Z2 suporta somente o padrão 1-Seg. A tela é outro, estando de acordo com seu preço, assim como o restante das especificações, já que ele tem um conjunto bastante completo para um intermediário.

Fotos - Gran Duos 2 TV

Vale a pena? A Samsung fez um bom trabalho no Gran Duos original, melhorando consideravelmente a qualidade da tela e tornando-o praticamente inquestionável no quesito TV, além de equipá-lo com um conjunto de recursos bastante equilibrado. É mais fácil pensar assim: ele é um Galaxy S3 um pouco melhorado e sem alguns recursos, como NFC, e com suporte a televisão HD.

Fotos - Gran Duos 2 TV

Foto tirada com baixíssima luz

Vantagens

  • Televisão o padrão FullSeg;
  • Boa configuração e autonomia para um intermediário;
  • Tela de boa qualidade;
  • Dual-chip;
  • Câmeras de qualidade.

Desvantagens

  • Preço de lançamento um pouco alto;
  • Sem NFC ou 4G.

*Agradecimento especial à Cissa Magazine por emprestar o aparelho para testes.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.