Publicidade

Samsung exibe anúncios indesejados do Galaxy Note 9 em modelos antigos

Por| 17 de Agosto de 2018 às 12h53

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

A noção de que seu celular, com apenas um ano de idade, pode se tornar antigo e obsoleto pelo lançamento de um modelo mais novo e interessante é comum. Mas ela se tornou ainda mais presente quando um usuário do Reddit relatou ter recebido, sem autorização, um anúncio do Galaxy Note 9 na tela de bloqueio de seu modelo antigo da Samsung.

De acordo com o australiano Alan Rosenthal, a propaganda surgiu em um pop-up, com direito a som e tudo, na manhã desta sexta-feira (17). Não se trata de uma oferta de vantagens especiais para clientes atuais ou algum tipo de promoção, mas sim um simples anúncio de que as pré-vendas do novo modelo de topo de linha estão abertas.

Ele é usuário de um Galaxy S8+ e disse não localizar opções específicas relacionadas ao aceite de marketing desse tipo no aparelho. Além disso, não confirmou ter clicado no anúncio, o que dificulta saber se ele foi enviado pela própria fabricante ou sua operadora de telefonia, a T-Mobile.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, o ocorrido foi considerado como um abuso de opções de privacidade, mesmo que mínimo, pelo fato de o usuário também não conseguir localizar a opção que desabilitaria o envio desse tipo de informação. Nas configurações do sistema operacional Android, por exemplo, existe um campo relacionado a informações de marketing, que pode ser desativado.

O mesmo também vale para a interface e os softwares da própria Samsung, como relatou outro usuário, Axemaniac88. Ele contou estar recebendo anúncios semelhantes oriundos do Pay, a plataforma de pagamentos da marca, que só desapareceram depois que ele desinstalou o software de seu aparelho. Outras menções, ainda, citam que o abuso pode ter vindo de apps mandatórios da operadora de telefonia, o que impediria que o utilizador se livrasse deles.

A fabricante, entretanto, não se pronunciou sobre o assunto, que parece ser um caso isolado. Pelo menos, em buscas no próprio Reddit e outras redes sociais, não é possível encontrar menções a anúncios sendo exibidos para outros usuários ou em países diferentes.

Fonte: Alan Rosenthal (Reddit)