Publicidade

Samsung está trabalhando em mais dois smartphones dobráveis

Por| 06 de Março de 2019 às 11h29

Link copiado!

Joy Macedo
Joy Macedo
Galaxy Fold

A Samsung mal anunciou o Galaxy Fold, sua estreia no mundo dos smartphones dobráveis, e já teria mais dois aparelhos do tipo a caminho. Fontes ligadas à empresa indicam que dois novos modelos já estão sendo trabalhados pela companhia, com formatos diferentes daquele visto na revelação recente e anúncios previstos para o final deste ano ou começo do próximo.

O primeiro deles, que teria os trabalhos mais adiantados, teria uma dobra vertical, ao formato clamshell, como nos velhos flip phones. Seria um dispositivo de categoria premium, com direito a tela dobrável na parte de dentro e um segundo display por fora, menor, capaz de exibir notificações e permitir usos básicos sem que o smartphone seja aberto completamente.

O segundo, mais arrojado, seguiria uma linha semelhante ao Mate X, da Huawei, com uma dobra que se dá para fora, ao contrário do Galaxy Fold, cujo display fecha sobre si mesmo como o de um notebook. A ideia seria garantir um design mais fino do que o modelo clamshell, pela ausência de um display externo, e entregar maior autonomia de bateria pelo desligamento de metade da tela quando ele estiver sendo usado em modo dobrado.

O estilo de dobra para fora, inclusive, seria o protótipo inicial do Galaxy Fold antes de a Samsung adotar o modelo que anunciou em fevereiro. A ideia, para a empresa, seria boa o bastante para não ser descartada e permitiria novas utilizações, principalmente no consumo de mídia e produtividade, gerando um novo formato de smartphones dobráveis para estender o portfólio da fabricante nesse setor.

Continua após a publicidade

Em ambos os casos, inclusive, a Samsung estaria trabalhando com protótipos e modelos preliminares para testar usabilidade e, principalmente, o funcionamento da tela. Sensores biométricos sob o display também estariam fazendo parte desse experimento, enquanto a companhia trabalha com diferentes ideias para entender, exatamente, o que funciona melhor e o que os consumidores procuram nessa nova onda de design de produtos.

A recepção do Galaxy Fold, é claro, será essencial para isso. O modelo, como dito, marca a estreia da Samsung no segmento dos smartphones dobráveis, mas já chega com concorrência. Além disso, questões relacionadas à durabilidade também estariam sendo trabalhadas, com a fabricante cogitando oferecer garantias vitalícias para os displays, já que eles apresentariam problemas após o uso sucessivo, sendo aberto e fechado com a frequência de uma utilização normal pelos usuários.

A Samsung, entretanto, não se pronunciou sobre o tema nem falou oficialmente sobre planos de sucessão ao Fold. A ideia, a partir de declarações dos executivos da empresa, entretanto, é de que esse é um design que veio para ficar, com previsão de um milhão de dispositivos fabricados apenas neste ano e um incremento ainda maior ao longo dos próximos.

Fonte: Bloomberg