Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung está investigando bug que enviaria fotos por SMS sem autorização

Por| 03 de Julho de 2018 às 09h20

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung

Uma semana após a descoberta de um problema que pode aterrorizar a vida dos usuários de alguns de seus aparelhos de topo de linha, como o Galaxy S9 e o Note 8, a Samsung veio a público afirmar que está investigando uma possível falha que enviaria fotos por SMS sem autorização. O bug começou a ser relatado por usuários na última semana e teria começado a aparecer após uma atualização do aplicativo de mensagens dos smartphones.

Em alguns casos, galerias de imagens inteiras teriam sido enviadas de maneira automática e, pior ainda, oculta. O registro disso não aparece no próprio aplicativo de mensagens, mas sim nos registros de utilização da operadora, tornando o problema ainda maior. Felizmente, a falha atingiria apenas contatos frequentes, o que minimiza, mas apenas um pouco, o potencial de problemas relacionados ao compartilhamento não solicitado de imagens.

Por meio da rede social Reddit, usuários relataram o bug nos modelos de topo de linha de operadoras como T-Mobile e Verizon, mas soa improvável que a falha tenha a ver com a empresa de telefonia utilizada. Isso porque, pouco antes dos primeiros relatos da falha, a Samsung havia liberado uma atualização para seu software de mensagens, que é vista como a culpada pelos problemas.

Além de confirmar que está investigando a questão, a fabricante pediu que os clientes atingidos entrem em contato com o serviço de suporte, para que mais informações sobre a possível falha possam ser obtidas. Por enquanto, os relatos se concentram apenas no Galaxy S9 e Note 8, mas como o app de mensagens está disponível em mais modelos, é possível que o problema também apareça em outros dispositivos.

Continua após a publicidade

Como medida paliativa, a recomendação feita pelos próprios usuários é restringir o acesso do app de mensagens às imagens da galeria, por meio do menu de opções do sistema operacional Android. Essa é uma atitude extrema, que vai impedir que o próprio usuário também use o sistema para mandar fotos para os outros, mas, ao mesmo tempo, também vai impedir que arquivos sensíveis ou íntimos sejam compartilhados com terceiros sem autorização.

Fonte: Mashable