Samsung deve apresentar primeira queda na história em vendas de smartphones

Por Redação | 14 de Outubro de 2015 às 11h05

Depois de anos expandindo seus negócios de smartphones e na divisão mobile, a Samsung pode apresentar a sua primeira queda na história em embarque de dispositivos, afirmou a empresa especializada em pesquisas de mercado TrendForce.

"A Samsung perdeu muito de suas ações de low-end para os concorrentes chineses de gama média", afirmou a TrendForce em um relatório nesta terça-feira (13). "Portanto, a TrendForce antecipa que a fornecedora vai ver seu primeiro declínio de embarques de smartphones da história em 2015, com uma queda de 1% em relação ao ano passado e cerca de 323,5 milhões de unidades vendidas".

Apesar da queda projetada para este ano, a Samsung ainda mantém o título de fabricante que mais vende smartphones no mundo. No terceiro trimestre, a empresa respondeu sozinha por 25% dos embarques globais, segundo a própria TrendForce. A Apple aparece como a segunda maior marca neste sentido, mas espera um crescimento de 16% em relação a 2014 e um total de 223,7 milhões de unidades vendidas.

Outras companhias, como a Xiaomi, também irão sofrer com a desaceleração das vendas de smartphones em determinados mercados. A companhia chinesa não deverá alcançar a meta de 100 milhões de dispositivos vendidos. Já a Huawei deverá alcançar essa marca, segundo a TrendForce.

"A tentativa da Xiaomi em entrar no mercado high-end com a série Mi Note não teve sucesso e a companhia terá de voltar a vender dispositivos com elevado custo-benefício, tais como o Redmi Note 2 e o Mi 4c durante o segundo semestre de 2015. No entanto, a empresa será capaz de atingir 14,6% em crescimento de embarque anual devido às contribuições de seus dispositivos mais acessíveis", declarou a empresa de análise de mercado.

A Huawei deve alcançar um crescimento significativo de 40% em relação ao ano passado, saltando para 110 milhões de unidades vendidas. A expectativa de crescimento também existe para a LG, e a TrendForce espera um aumento de 8% em relação a 2014.

Apesar do crescimento do setor de smartphones ser de 9% no segundo trimestre, a expectativa para o próximo ano é que o mercado fique ainda mais saturado e que a desaceleração da economia global prejudique de maneira considerável os resultados das empresas.

TrendForce

Via Re/code

Fonte: http://recode.net/2015/10/13/samsungs-2015-smartphone-shipments-seen-falling-from-prior-year/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.