Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung continua líder do Mercado mobile, mas tem queda de 13%

Por| 26 de Novembro de 2018 às 19h35

Link copiado!

Samsung continua líder do Mercado mobile, mas tem queda de 13%
Samsung continua líder do Mercado mobile, mas tem queda de 13%
Tudo sobre Samsung

A Samsung continua a líder do mercado global de smartphones, mesmo com uma queda de 13% no envio de aparelhos às lojas de todo o mundo. No terceiro trimestre deste ano, foram 72,2 milhões de unidades disponibilizadas nas prateleiras, um total acima do registrado no período anterior, mas bem abaixo do que foi visto há um ano.

Os dados referentes ao período entre julho e setembro de 2018 são da Counterpoint Research, consultoria que, tradicionalmente, libera números relacionados ao setor. De acordo com a companhia, em 2017, a Samsung acumulava uma fatia de 21% do setor, enquanto a competição com nomes chineses, desde então, vem derrubando essa parcela a cada trimestre, o que nos leva aos atuais 19% de domínio.

A queda na disponibilidade de aparelhos pela Samsung também foi menor do que a baixa no mercado como um todo, com o setor de smartphones tendo um declínio de 5% entre julho e setembro. O principal responsável, aqui, foi a China, com a região normalmente promissora apresentando baixa nas vendas pelo quinto trimestre consecutivo.

Enquanto as gigantes caem, as menores crescem de maneira incrivelmente acelerada. A Huawei viu um crescimento de impressionantes 33% no último trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, capturando 14% do mercado global e colocando 53,2 milhões de aparelhos nas prateleiras. É ela quem está na segunda posição, tendo ultrapassado a Apple, apesar de o relatório unir os dispositivos da própria marca e, também, aqueles lançados pela Honor, o que pode causar certa distorção nos números.

Continua após a publicidade

Em um terceiro lugar sem alterações nos números está a Apple, que permaneceu com uma fatia de 12% do mercado. Em um momento no qual muito se fala em baixa nas vendas de iPhones e perspectivas negativas para o ano que vem, os analistas viram como uma vitória o fato de a parcela de mercado da Maçã ter se mantido inalterada. A ideia, porém, é que essa estabilidade não deve se manter daqui para o final do ano.

Por fim, completando o top 5 das maiores fabricantes do mundo, estão Oppo e Xiaomi, empatadas com 9% do mercado cada uma. Abaixo do ranking estão a Vivo, com 8%, e a Lenovo, com 3%, enquanto a parcela de “Outras” representa 26% do setor. Aqui, estão inclusas todas as fabricantes nanicas de smartphones, novamente, com atuação principalmente na China e grande tração entre o público de médio e pequeno porte. Por mais que os números individuais sejam pequenos, a somatória é bastante considerável e apetitosa, principalmente, para as maiores empresas.

Uma mão lava a outra

Enquanto a situação em terras chinesas está complicada e os números gerais demonstram baixa, não é como se a Samsung estivesse em maus lençóis. Pelo contrário, no terceiro trimestre de 2018, a empresa pode comemorar a manutenção de sua posição no topo do pódio pelo segundo período consecutivo, depois de ter perdido o posto para a Xiaomi no início deste ano.

Continua após a publicidade

Além disso, a marca coreana também manteve sua posição como maior nome do mercado de smartphones em outros dois mercados importantes, a Europa e a América Latina, onde mantém parcelas de, respectivamente, 31% e 37%. Na África, ela também domina, com 25% de todo o setor. São números que, afirmam os especialistas, ajudam a marca a não tremer nas bases diante das pressões vindas da China, onde boa parte das fabricantes brigam de foice no que já se torna um dos territórios mais competitivos e desafiantes do mundo.

Fonte: Counterpoint Research