Samsung anuncia chegada da assistente virtual Bixby ao Brasil

Por Redação | 22 de Agosto de 2017 às 14h04

A Samsung liberou nesta terça-feira (22) os recursos de voz da sua assistente pessoal, a Bixby, para o Brasil. É mais uma concorrente no já bem disputado campo de inteligência artificial dos smartphones e dispositivos móveis. Já estão brigando por espaço Siri (Apple), Assistente Google (Google), Alexa (Amazon) e Cortana (Microsoft).

A Bixby só está disponível para os aparelhos Galaxy S8 e S8+ e, por enquanto, só compreende comandos de voz em inglês e coreano. Além do Brasil, a assistente está atuando em mais 200 países, como Austrália, Canadá e Inglaterra.

O funcionamento da Bixby é similar aos concorrentes: ela executa ações logo após ouvir as tradicionais palavras de comando, e o usuário também pode comandar por meio de texto e toques.

Entre as possibilidades de ações, estão:

  • Tirar e enviar fotos
  • Destravar o celular
  • Configurar alarmes
  • Pedir rotas de tráfego
  • Controlar aparelhos que estejam conectado
  • Avisar os compromissos

A assistente virtual aprende os costumes e ações mais comuns do usuário durante o uso, ou seja: quanto mais se utilizar a Bixby, melhores serão os resultados. Ela pode, por exemplo, sugerir aplicativos ou disponibilizar informações importantes na tela principal, ou fazer um resumo de notícias relacionadas ao trânsito e sugerir rotas para os horários em que o usuário costuma sair de casa.

Outro recurso da Bixby é a interação por meio da câmera. Ela é capaz de identificar objetos colocados à sua frente e fazer buscas na internet. 

A customização do dispositivo é feita por meio dos Comandos Rápidos (Quick Commands), recurso que permite ao usuário criar uma ação personalizada de voz para que seja uma série de atividades sejam acionadas. Por exemplo, o usuário pode dizer “good night” (boa noite) como um atalho para “turn on to do-not-disturb mode, set an alarm for 6:00 AM and turn on blue light filter” (alterne para o modo não perturbe, defina o alarme para as 6:00 AM e ligue o filtro de luz azul.”).

A integração de aplicativos com a Bixby é ampla e suportará praticamente toda tarefa designada pelo app por meio de voz, texto ou toque. Tudo isso é configurável no smartphone, como tempo de esmaecimento da tela ou de exibição de todas as notificações, por exemplo — sem interromper o que você estiver fazendo.

Os usuários do Galaxy S8 e do S8+ podem habilitar os recursos de voz da assistente virtual pressionando o botão Bixby para iniciar o aplicativo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.