Publicidade

Rumor indica que Microsoft ainda está trabalhando em um aparelho dobrável

Por| 22 de Fevereiro de 2019 às 21h50

Link copiado!

Rumor indica que Microsoft ainda está trabalhando em um aparelho dobrável
Rumor indica que Microsoft ainda está trabalhando em um aparelho dobrável
Tudo sobre Microsoft

Há pouco menos de dois anos a Microsoft parecia que iria revolucionar o mercado mobile. Em outubro de 2017 começaram a circular rumores sobre o Andromeda — projeto de tablet dobrável da companhia — mas, desde então, não somente nada mais foi revelado sobre o aparelho, como até mesmo seu fator de novidade se perdeu, já que diversas empresas já estão desenvolvendo e lançando seus primeiros smartphones cujo display se dobra ao meio.

Mas, ainda que oficialmente a Microsoft nunca tenha confirmado que parou de trabalhar no projeto, fontes seguras da indústria afirmam que ele estava definitivamente morto. Quem alertou sobre isso foi Steven Troughton-Smith, uma figura conhecida no cenário de modificações de iPhones. Discutindo sobre o Andromeda no Twitter, ele lembrou que este era um projeto que estava ligado ao sistema operacional Windows Mobile e, com o fim do desenvolvimento do sistema, o projeto imaginado pela Microsoft podia ser dado como morto.

Continua após a publicidade

Só que isso não quer dizer que a Microsoft desistiu de vez da ideia de lançar um dispositivo dobrável: segundo Zac Bowden, editor-chefe do Windows Central, a empresa continua trabalhando no desenvolvimento de um equipamento do tipo, mas que irá rodar o novo Lite OS.

Ele ainda explica que, apesar do nome, o Lite OS não é uma “versão reduzida” do Windows, mas sim um sistema operacional totalmente novo e com uma arquitetura bastante diferente do Windows tradicional, pois é desenvolvido especificamente para rodar em dispositivos com menor poder de processamento.

Continua após a publicidade

Assim como ocorreu com o Andromeda há quase dois anos, o Lite OS ainda é um mistério movido por rumores, e o que mais circula pelo mundo da tecnologia é o de que o sistema será desenvolvido para dar maior ênfase em aplicativos para a web, assim como já ocorre hoje nos Chromebooks.

Mas ainda que a Microsoft continue desenvolvendo um aparelho do tipo, é de se imaginar que não apenas o sistema operacional mas também o próprio design deverá mudar. Isso porque o Andromeda foi originalmente pensado como um tablet com duas telas distintas que poderiam ser dobradas ao meio com o uso de dobradiças — uma noção já bastante ultrapassada frente ao uso recente de telas realmente flexíveis. No ano passado, a chinesa Royole saiu à frente lançando seu FlexPai, com a Samsung apresentando de maneira oficial seu Galaxy Fold nesta semana.

Apesar de diversos indícios indicarem que a Microsoft continua trabalhando em um aparelho dobrável, ainda não existe nada além de rumores sobre o dispositivo, e poder demorar ainda um bom tempo até a empresa finalmente revelá-lo ao público — se é que isso ainda vai acontecer. De qualquer maneira, os smartphones dobráveis parecem ser uma das principais tendências do setor mobile a partir de 2019, e diversos desses novos aparelhos serão revelados ao mundo na próxima semana, quando começar o Mobile World Congress, que acontece a partir de segunda-feira (25) em Barcelona.

Fonte: MSPowerUser