Rumor | Huawei Mate 30 pode ser lançado sem Android

Por Felipe Ribeiro | 28 de Agosto de 2019 às 20h00
Oficina da Net
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Huawei Mate 30

Ficha técnica

O Huawei Mate 30, próximo smartphone topo de linha da gigante chinesa, será revelado no próximo dia 18 de setembro, em Munique. A grande questão acerca deste produto, no entanto, está relacionada ao sistema operacional: devido à guerra comercial entre China e Estados Unidos, o aparelho pode ser lançado sem uma versão licenciada do Android. A informação foi dada ao pessoal do Slashgear por um porta-voz da própria Google.

Na prática, a ausência do Android significa que o telefone não poderá ser lançado com a loja de aplicativos do Google Play ou com qualquer um dos vários aplicativos e serviços criados pela Google. No entanto, como o Android é um software de código aberto, a Huawei poderia seguir o exemplo da Amazon; eles poderiam produzir um simulador do sistema e continuar a vender dispositivos com acesso às lojas de aplicativos alternativas. A barreira, no caso, seriam as regras da Open Handset Alliance, que dizem que nenhum de seus membros poderia fazer um aparelho com essa tática.

"A Huawei continuará a usar o sistema operacional e o ecossistema Android se o governo dos EUA permitir que façamos isso", disse o porta-voz da Huawei, Joe Kelly. "Caso contrário, continuaremos a desenvolver nosso próprio sistema operacional e ecossistema", completou.

Enquanto isso, há rumores de que a Huawei tem seu próprio smartphone relativamente barato pronto para rodar seu próprio sistema operacional, o ARK. A gigante chinesa sugeriu várias vezes que seu ARK OS não é feito para dispositivos de consumo e que eles continuam comprometidos com o uso do Android, mas o cenário atual pode exigir medidas drásticas.

Fonte: SlashGear

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.