Publicidade

Redmi Note 10 ou Galaxy A72 | Qual celular intermediário comprar?

Por Redação | 19 de Maio de 2021 às 11h09

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

A categoria de celulares intermediários se desenvolveu muito nos últimos anos, e a quantidade crescente de aparelhos que se encaixam nesse espaço acabou complicando a definição de "intermediário" para quem estiver procurando um celular novo.

É o caso do Redmi Note 10 da Xiaomi e do Galaxy A72 da Samsung, por exemplo. Ambos são considerados intermediários, embora tenham especificações bem diferentes e costumem ser procurados por públicos que estão de olho em faixas de preços distantes uma da outra.

Nos próximos parágrafos, vamos explicar as principais diferenças entre esses dois aparelhos e mostrar qual é a melhor opção para o tipo de uso que você busca.

Qual tem a melhor tela?

Tanto o Redmi Note 10 como o Galaxy A72 usam a tecnologia Super AMOLED em suas telas e entregam a mesma resolução Full HD. São dois painéis de ótima qualidade, capazes de exibir cores vivas e que podem ser usados até mesmo em locais muito iluminados sem problemas, já que atingem altos níveis de brilho.

A principal diferença entre eles fica por conta da taxa de atualização da tela, já que o Galaxy A72 tem 90 Hz, enquanto o Redmi Note 10 conta com apenas 60 Hz. Isso significa que o Galaxy A72 exibirá animações mais suaves durante o uso de aplicativos e jogos, o que pode fazer uma diferença especialmente para quem costuma jogar títulos com gráficos mais avançados no celular.

Uma diferença que pode acabar sendo um ponto positivo para o Redmi Note 10 é seu tamanho de apenas 6,43 polegadas — contra 6,7 polegadas do Galaxy A72 — o que o torna um aparelho bem mais fácil de ser utilizado com apenas uma mão.

Resumo: Galaxy A72 ganha por ter taxa de atualização maior, mas Redmi Note 10 vai agradar os fãs de painéis menores.

Qual tem a melhor câmera?

Este é um ponto em que o Galaxy A72 faz valer sua superioridade. Ambos tem um conjunto quádruplo de sensores na traseira, com câmera principal, ultrawide, macro e sensor dedicado a desfocar o fundo das imagens no modo retrato. Em todos os casos, o aparelho da Samsung ganha na contagem de megapixels e em detalhes como abertura e tamanho do sensor.

O Redmi Note 10 mostra suas limitações quando colocado em situações mais complicadas, enquanto o aparelho da Samsung consegue entregar boas fotos até mesmo em locais com iluminação irregular. Ele também conta com estabilização óptica, o que reduz bastante a quantidade de disparos que saem tremidos, além de ter um zoom óptico de 3x para você captar objetos distantes sem perda visível de qualidade.

A disputa fica um pouco mais acirrada na parte de vídeo, já que ambos conseguem gravar em 4K com a câmera principal. No entanto, apenas o Galaxy A72 faz isso também com a câmera de selfie. A estabilização de vídeo também é outro recurso importante que só está presente no modelo da Samsung.

Resumo: Galaxy A72 mostra a superioridade nesse quesito.

Qual tem o melhor desempenho?

Este é outro ponto em que o Galaxy A72 mostra a sua superioridade frente ao Redmi Note 10. Com um processador Snapdragon 720G e 6 GB de RAM, ele se sai muito bem no uso dos aplicativos do dia a dia e também tem desempenho excelente na reprodução de jogos, já que usa um chipset da série da Qualcomm otimizada para games.

Isso não significa, no entanto, que o Redmi Note 10 tenha desempenho ruim ou fique lento durante o uso de apps cotidianos. Seu processador Snapdragon 678 dará conta tranquilamente de aplicativos e jogos. Você só não conseguirá jogar com gráficos no máximo ou esperar taxas de quadro altas nos games, mas ele se sai bem ao reproduzir vários dos títulos mais populares.

Resumo: Galaxy A72 tem processador superior e entrega desempenho melhor, especialmente em jogos.

Quais são os outros diferenciais?

O design é um ponto que deve agradar a maioria dos consumidores, independentemente da escolha do aparelho. Tanto um como o outro tem um bom acabamento em plástico, cores variadas e soluções interessantes para organizar a grande quantidade de sensores na parte traseira.

A principal diferença em relação a essas outras especificações fica por conta do leitor de digitais. No Redmi Note 10, ele fica localizado em um botão no lado direito do aparelho, que pode ser facilmente utilizado com o dedão ao segurar o celular com a mão direita ou com o indicador, caso você use o aparelho com a mão esquerda.

Enquanto isso, o Galaxy A72 traz a versão mais moderna desse tipo de tecnologia de desbloqueio de tela. Seu leitor de digitais fica no próprio display, bastando colocar o dedo no espaço indicado para ter o acesso liberado. Ambos funcionam bem, com a vantagem dessa segunda alternativa permitir que você use o celular mesmo quando ele está apoiado em uma mesa, por exemplo.

Qual é a melhor opção para você?

Como ficou claro ao longo do comparativo, o Galaxy A72 é a melhor opção para quem procura alto desempenho em jogos e quer ter acesso a funções novas, como o desbloqueio de digital embutido na própria tela. Ele é um intermediário de ponta, já quase chegando no nível dos celulares topo de linha, e certamente vai agradar quem procura algo do tipo.

Enquanto isso, o Redmi Note 10 tem especificações um pouco mais modestas, com um processador que não é necessariamente otimizado para rodar jogos pesados, mas se sai bem em títulos mais leves a nos aplicativos mais usados pela maioria das pessoas.

De forma geral, o Redmi Note 10 é ideal para quem deseja economizar e aceita fazer alguns pequenos cortes nas funcionalidades e na qualidade das câmeras em troca de um preço mais baixo, enquanto o Galaxy A72 é a melhor escolha para quem pode gastar essa diferença de preço entre eles.

Nos links abaixo, você encontra algumas ofertas de ambos os modelos e pode comparar os preços para ver qual aparelho se encaixa melhor nas suas necessidades.

Confira as melhores ofertas do Samsung Galaxy A72:

Confira as melhores ofertas do Xiaomi Redmi Note 10:

Entre no Canaltech Ofertas e faça seu dinheiro render mais

Com os preços no Brasil cada vez mais caros, a única saída para economizar dinheiro é ficando de olho nas promoções das lojas brasileiras e internacionais. O problema é que a grande quantidade de marcas e condições de pagamento torna quase impossível acompanhar as ofertas que aparecem diariamente no país.

Para facilitar a sua vida, o time do Canaltech Ofertas pesquisa incessantemente todas as pechinchas da internet e reúne os melhores preços em um único lugar: no seu smartphone. Chega de perder tempo e dinheiro, entre no nosso grupo de ofertas e comece a economizar em um piscar de olhos: