Publicidade

Próximo iPhone pode contar com leitor de digitais sob a tela, revela patente

Por| 04 de Outubro de 2016 às 09h17

Link copiado!

Próximo iPhone pode contar com leitor de digitais sob a tela, revela patente
Próximo iPhone pode contar com leitor de digitais sob a tela, revela patente

Uma nova patente registrada pela Apple em 2014 surgiu na web nesta terça-feira (04) e demonstra uma nova tecnologia de leitura de impressões digitais que pode ser aplicada sob as telas dos próximos iPhones. O documento é o primeiro indício de que o próximo iPhone não contará mais com um botão Home físico.

Já faz tempo que rumores indicam que o próximo iPhone será diferente de todos o que vimos até aqui, com tela OLED cobrindo toda a parte frontal do aparelho. Devido a essa característica, a empresa teria de abrir mão do uso do botão Home físico, que por tanto tempo foi marca registrada dos smartphones. Ao invés dele, um botão virtual seria implementado com as mesmas funcionalidades de sempre. O problema disso tudo é que ninguém sabia ao certo como funcionariam os sensores de impressão digital com o fim do botão.

Hoje, no entanto, surgiu um documento registrado no Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos no qual a Apple demonstra o uso de uma superfície de contato capaz de reconhecer as digitais do usuário graças a um campo elétrico. Ao pôr o dedo sobre a tela, esse campo elétrico sofre alterações, que são captadas por uma lente supersensível e comparadas aos padrões registrados pelo usuário no sistema.

Continua após a publicidade

Ilustração mostra como o campo elétrico é alterado quando o usuário põe o dedo sobre a tela do dispositivo. Lentes eletrostáticas captam essas alterações e as comparam com padrões registrados anteriormente (Reprodução: Apple Insider)

O registro discorre sobre detalhes técnicos e especula sobre o uso de um ou mais sensores e lentes eletrostáticas para aumentar a precisão da detecção e evitar a interferência de outros componentes do gadget.

Obviamente, a existência de tal documento não garante que o suposto iPhone 8 virá com essa tecnologia. Mas, se os rumores estiverem corretos, este é o primeiro indício do que veremos no ano que vem, quando a Apple comemorará os 10 anos de lançamento do primeiro iPhone.

Via Apple Insider