Project Ara falha em testes de queda

Por Redação | 20 de Agosto de 2015 às 14h19
photo_camera Motorola

O Google anunciou recentemente o adiamento da apresentação de modelos de smartphones do Projeto Ara, que tem como conceito permitir que os usuários montem seus próprios dispositivos. No entanto, o adiamento da apresentação dos smartphones modulares, que ocorreria em Porto Rico, aconteceu devido ao insucesso do produto diante dos testes de queda realizados pela companhia.

Nesta quarta-feira (19), o Google explicou que o Projeto Ara está levando mais tempo de desenvolvimento do que o esperado por conta da falta de resistência dos dispositivos em testes de queda. Isso ocorre porque os componentes inseridos no smartphone acabam se separando com facilidade no momento do impacto.

A companhia de Mountain View utiliza uma tecnologia de ímãs para conectar os diferentes componentes ao smartphone. No entanto, estes ímãs não são suficientes para manter os dispositivos intactos no momento de uma queda. Assim, a equipe de desenvolvimento do projeto precisou voltar atrás e reavaliar uma nova forma de conectar os diferentes componentes que estão ligados ao aparelho.

A gigante das buscas não deu muitos detalhes sobre como os smartphones modulares do Projeto Ara irão funcionar, revelando apenas que será possível ligar e desligar um determinado componente do dispositivo. Este recurso deve oferecer uma melhoria significativa de desempenho e autonomia de bateria, em especial em smartphones com especificações técnicas mais modestas.

O Projeto Ara é uma tentativa do Google de modificar a maneira com que os consumidores compram smartphones. Além disso, o projeto promete impulsionar o mercado de hardware, estimulando empresas a fabricarem componentes como câmera, processador, baterias e telas, que possam ser vendidas separadamente.

Segundo as últimas informações do Google, o Projeto Ara continuará a ser desenvolvido para chegar ao mercado apenas em 2016.

Fonte: Twitter, CNET

Fonte: http://www.cnet.com/news/googles-project-ara-smartphones-keep-falling-apart/#ftag=CAD590a51e