IDC reduz projeção de crescimento do mercado brasileiro de smartphones para 6,4%

Por Redação | 11 de Junho de 2015 às 08h04

A IDC divulgou uma nova previsão de crescimento para o mercado brasileiro de smartphones no ano de 2015. Antes, a consultoria acreditava que o crescimento seria de 9,5% em relação ao número de unidades vendidas durante todo ano de 2014. Agora, a nova projeção indica que o mercado nacional de celulares inteligentes terá uma alta de 6,4%.

Dois dos principais motivos para a redução da previsão de crescimento são a alta do dólar e a baixa atividade da economia no Brasil. Com a nova estimativa, a IDC espera que sejam comercializados cerca de 58 milhões de unidades de smartphones durante 2015. "Não vemos possibilidade de voltarmos a uma projeção maior. Pelo contrário, ainda podemos prever algo ainda mais baixo", afirmou o analista da IDC, Leonardo Munin.

A consultoria leve em conta as vendas das fabricantes para distribuidoras e varejistas, não o que os consumidores realmente compram. A desaceleração em 2015 acontecerá mesmo após um início de ano bastante forte. Entre os três primeiros meses do ano, as vendas de smartphones obtiveram uma alta de 33%, ultrapassando a marca de 14 milhões de unidades vendidas. Tal desempenho superou a projeção de 13,5 milhões da IDC para o trimestre.

De acordo com Munin, a explicação para o movimento foi a alta do dólar. Temendo preços mais altos ao longo do ano, alguns distribuidores anteciparam as compras para manter preços competitivos. As vendas de feature phones caíram 54% no 1º trimestre do ano, para 1,2 milhão de unidades. Atualmente, 45% da base de celulares no Brasil é formada por esses aparelhos. Os outros 55% são referentes aos smartphones.

Via Valor Econômico

Fonte: http://www.baguete.com.br/noticias/10/06/2015/idc-reduz-previsao-para-smartphoneshttp://www.valor.com.br/empresas/4084990/idc-reve-para-baixo-estimativa-de-venda-de-smartphones

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.