Posso deixar o meu celular carregando a noite toda? Descubra

Por Redação | 02 de Fevereiro de 2015 às 16h30

Um dos maiores medos da humanidade dos tempos contemporâneos é ficar sem bateria no celular. Por isso, já virou costume deixar o aparelho carregando a noite toda para sair de casa no início do dia com a bateria em 100%. Mas será que este hábito não prejudica a bateria ou o aparelho?

Antes de tudo é necessário saber que deve ser evitado que as baterias de lítio sejam descarregadas por completo. O ideal para este tipo de bateria é fazer carregamentos parciais e não total, pois a melhor porcentagem para elas está entre 50% e 80%.

A tabela abaixo, criada pelo site Battery University, mostra que, se a bateria permanecer sempre a 50% de carga, ela pode durar entre 1.200 a 1.500 cargas.

Bateria

O cofundador da empresa fabricante de carregadores Farbe Technik, Shane Broesky, por sua vez, afirma que o hábito de deixar o celular a noite toda na tomada não chega a ser um risco, pois o aparelho é "inteligente" e encerra a transmissão de energia assim que a bateria enche. Dessa forma, o gadget evita as famosas sobrecargas.

Porém, um dos maiores inimigos da bateria de lítio é o calor, por isso é preciso ter muito cuidado para que os aparelhos não aqueçam demais e acabem por oxidar as células de energia do componente e, portanto, diminuam sua capacidade. Então, não há problema em deixar o telefone conectado à tomada a noite toda, mas é preciso evitar deixá-lo carregando em locais em que bate muito sol ou onde há muita umidade, como banheiros e cozinhas.

Outro cuidado destacado é o uso de carregadores não oficiais. Caso precise usar um que não seja do próprio aparelho, prefira algum que seja de qualidade e evite os genéricos.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.