Possível chipset do Galaxy Note 20 estaria pronto para produção em massa

Por Felipe Junqueira | 28 de Maio de 2020 às 21h15
Tudo sobre

Samsung

Saiba tudo sobre Samsung

Ver mais

O possível chipset do Galaxy Note 20 já está pronto para a produção em massa. Ao menos de acordo com fontes da indústria ouvidas pelo site ZDNet Korea, que ainda teriam previsto o início dessa fabricação para agosto. Uma das fontes ainda disse que só depende de uma decisão da própria Samsung sobre usar ou não o Exynos 992 em seu próximo phablet.

Segundo os informantes, o chipset tem fabricação no processo de 5 nanômetros e utiliza as tecnologias mais recentes da ARM, que seriam núcleos Cortex-A78 e a GPU Mali G78. Acredita-se que a potência da plataforma poderia superar a do Snapdragon 865, e é certo que já seria uma evolução comparado ao Exynos 990.

Um executivo da ARM declarou que “a Cortex-A78 melhorou a eficiência energética em mais de 20% comparado ao Cortex-A77”. Este segunda arquitetura de núcleos foi utilizada pela Qualcomm no Snapdragon 865. Já em relação à GPU, a Mali G78 “tem processamento gráfico mais de 25% melhor que a Mali G77”, ou seja, uma boa melhoria para jogar comparado à família Galaxy S20.

Fontes da publicação também afirmaram que há uma possibilidade de a Samsung utilizar o Exynos 992 nos modelos do Galaxy Note 20 a serem vendidos na Coreia do Sul, em um esforço para aumentar a fatia de mercado no setor — mesmo que a produção no primeiro trimestre de 2020 tenha aumentado quase 60%. A série Galaxy S20 chegou à terra natal da empresa com o chipset da Qualcomm, que também deve ser usado no phablet em alguns mercados.

Uma vez que a Samsung pretende ampliar a fatia de mercado de seus chips próprios, não temos muita esperança de ver o Note 20 chegar ao Brasil com o Snapdragon 865. Mas, se a atualização do Exynos realmente for competitiva como promete, pode até ser mais vantajoso que o phablet tenha a plataforma própria da Samsung embarcada nos modelos nacionais.

Fonte: ZDNet Korea

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.