Por que os iPhones continuam com pouco espaço de armazenamento?

Por Redação | 11 de Junho de 2015 às 09h30

Muitas pessoas não entendem por que os smartphones da Apple possuem uma capacidade de armazenamento tão baixa – em média 16 GB nos modelos mais baratos –, principalmente em uma época onde existe um aplicativo para tudo. O vice-presidente sênior de marketing da Apple, Phil Schiller, respondeu recentemente a essa pergunta e ainda acrescentou: "a Apple não vai aumentar o espaço de armazenamento dos iPhones".

O executivo disse que a empresa da Maçã vai manter o atual padrão de espaço de armazenamento em seus smartphones porque a tendência é que cada vez mais as pessoas passem a armazenar suas fotos e documentos na nuvem.

Para Schiller, esse aumento da adoção da nuvem fará com que os consumidores mais conscientes em relação ao preço dos produtos "sejam capazes de viver em um ambiente onde eles não precisem de muito armazenamento local, pois esses serviços irão aliviar a carga".

Uma pesquisa realizada pela empresa responsável pelo aplicativo de câmera IceCream no ano passado mostrou que muitos usuários do iPhone regularmente ficam sem espaço de armazenamento em seus gadgets.

Falta de espaço iPhone

A Apple oferece 5 GB de armazenamento gratuito no iCloud, mas quem precisar de mais espaço na nuvem da empresa deve pagar pelo serviço. Caso o plano de armazenamento no iCloud seja ultrapassado, o seu smartphone simplesmente para de realizar backup na nuvem.

Apesar da insistência de Schiller em afirmar que o armazenamento local está se tornando obsoleto, a Apple ainda está tentando reduzir a quantidade de espaço utilizada no iPhone. Durante a WWDC 2015, a companhia anunciou que suas grandes atualizações do iOS não estavam mais exigindo grandes quantidades de memória. Os updates do sistema operacional móvel da empresa costumavam exigir cerca de 4GB de armazenamento do iPhone, mas agora a empresa prometeu que as futuras atualizações exigiriam apenas 1,3 GB.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.