Pixel 5 e 4a 5G perdem modo astrofotografia na câmera ultrawide

Por Diego Sousa | 29 de Dezembro de 2020 às 17h00
Reprodução/DxOMark

O Google inexplicavelmente retirou o modo astrofotografia das câmeras ultra grande-angular dos smartphones Pixel 5 e Pixel 4a 5G. A função, presente nos modelos desde seus lançamentos, permitia fotografar a lua e as estrelas com as câmeras principal e de ângulo aberto, mas agora só funciona na primeira lente.

Aparentemente, o recurso foi removido na versão 8.1 do aplicativo nativo de câmera do Google, no começo de novembro deste ano. Em meados do mesmo mês, usuários da linha Pixel relataram algo de estranho com as fotografias usando a câmera ultra grande-angular nesse modo. Como podemos ver na comparação abaixo, a diferença de qualidade entre as imagens é bem grande:

Foto com a câmera ultra grande-angular no modo astrofotografia (Foto: Reprodução/Pixel Phone Help)
Foto com a câmera principal no modo astrofotografia (Foto: Reprodução/Pixel Phone Help)

O Google ainda não informou por que decidiu retirar a função somente das câmeras ultra grande-angular dos Pixel. No entanto, se a intenção era esconder a remoção o máximo possível, certamente conseguiu. Os usuários ainda poderão utilizar o modo astrofotografia, mas somente com a câmera principal.

O que poderia justificar a ausência do recurso seria a falta de qualidade nas imagens em relação aos resultados do sensor primário — o que até faz um certo sentido, já que as fotos de ângulo aberto são geralmente inferiores nesse quesito.

Fonte: The Verge  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.