Photoshop em tempo real? Apple deve turbinar iPhone 8 com realidade aumentada

Por Redação | 20.03.2017 às 21:45

Quem acompanha as notícias de Tim Cook e sua equipe já deve ter ouvido o chefão da Apple falar, não apenas uma ou duas, mas algumas boas vezes, que aposta bastante nas duas novas tendências da tecnologia: as realidades aumentada e virual. E para fazer coro aos rumores, a Bloomberg trouxe uma informação interessante para os simpatizantes da Maçã: há planos de integrar realidade aumentada já no próximo iPhone.

A revista diz que a empresa está desenvolvendo maneiras de tirar fotos e depois substituir a profundidade da imagem ou de objetos específicos que a compõem. Uma das tentativas da Apple no processo é isolar um objeto em uma imagem e permitir que ele seja girado a até 180 graus, sem alterar o restante da composição da foto.

Outro recurso em desenvolvimento seria usar a realidade virtual para adicionar objetos em fotos, por exemplo, colocando chapéus em pessoas, ou simulando que a pessoa da foto está em um local famoso do mundo. Seria algo como um Photoshop em tempo real para adicionar efeitos virtuais à la Snapchat Lenses. Segundo a Bloomberg, a Apple já contratou "centenas de engenheiros", inclusive vindos da equipe HoloLens, da Microsoft, para trabalhar em tecnologias de realidade aumentada.

Para o analista mais cotado para tratar de assuntos da Apple, Ming-Chi Kuo, a câmera nova vai mesmo dar as caras. Ele acredita que ela vai ser munida de um projetor infravermelho e um receptor, capaz de funcionar da mesma forma que o Kinect (sensor de movimentos do Xbox 360/Microsoft) e rastrear todo um campo em 3D, com holografia. E como Tim Cook sempre diz: a realidade aumentada vai ultrapassar a realidade virtual. Pelo menos nos planos dele.

Seja como for, de uma coisa podemos ter certeza: a câmera do próximo iPhone vai ser inovadora. Fique ligado no Canaltech para mais novidades como esta!

Fonte: Bloomberg