Pesquisadores do Yahoo! transformam telas de smartphones em sensores biométricos

Por Redação | 27 de Abril de 2015 às 11h35

Sensores biométricos presentes em smartphones normalmente servem para desbloquear o aparelhou e, mais recentemente, para autorizar pagamentos em estabelecimentos, eliminando a necessidade da digitação de uma senha. Este procedimento é quase sempre realizado por meio da impressão digital dos dedos, previamente cadastrada pelo usuário. No entanto, como você já deve imaginar, outras partes do corpo, como as orelhas ou a palma das mãos, que também são distintas em cada pessoa, também poderiam ser utilizadas para identificar um usuário.

E foi justamente pensando nisso que pesquisadores do Yahoo! desenvolveram uma maneira de transformar as telas touchscreens dos smartphones em scanners biométricos improvisados para outras partes do corpo, além dos dedos. A biometria em smartphones não é nada novo para os consumidores e empresas como Apple, Samsung e LG já adotaram essa tecnologia em seus aparelhos. No entanto, tal funcionalidade não é tão acessível, deixando os smartphones de entrada e intermediários isentos do recurso.

Bodyprint

Com a novidade, os pesquisadores do Yahoo! querem tornar a tecnologia biométrica acessível para a maioria dos smartphones com o que eles estão chamando de Bodyprint. Em resumo, a tecnologia utiliza a tela sensível ao toque como um sensor de imagem, a fim de detectar não apenas os dedos, mas outras partes do corpo, como orelhas e palmas das mãos. Estes podem ser utilizados para identificar e autenticar um usuário ou vários usuários. Duas pessoas podem, por exemplo, bloquear e assinar um documento somente quando ambos utilizarem a tecnologia.

Em relação a precisão, a equipe de pesquisadores conseguiu resultados bastante expressivos. O sistema identificou 99,52% de partes do corpo de 12 indivíduos testados. O Bodyprint ainda está em fase de desenvolvimento e não há previsão de lançamento para o público consumidor. No entanto, seria muito interessante ver uma tecnologia de biometria como essa em funcionamento nos nossos smartphones.

Via SlashGear

Fonte: http://www.slashgear.com/yahoo-researchers-turn-phone-touchscreens-into-biometric-sensors-27380877/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.