Pesquisa aponta qual é a marca de smartphone mais conhecida pelos brasileiros

Por Redação | 05 de Maio de 2015 às 17h39

O mercado nacional de smartphones oferece opções para os mais variados tipos de gostos e bolsos. Com tantas marcas e modelos, uma pesquisa realizada pela MeSeems, empresa de pesquisas web-mobile, revelou características dos consumidores brasileiros, como marcas mais conhecidas, frequência com que trocam de smartphones e faixas de preços que estão dispostos a pagar.

Realizada com 4.163 pessoas, em resposta de múltipla escolha, a Samsung é a marca mais conhecida entre os pesquisados, com 93,8%, seguida da Motorola, com 90,1%, e da Apple com 89,7%. Foram citadas também LG, com 86,6%, Sony (83,4%) e Blackberry, com 72%.

Embora a Samsung tenha sido a marca mais lembrada, quando perguntados sobre a marca do smartphone que possuem, 37% responderam Apple, 25% Samsung e 22% Motorola. As demais marcas representam 16%. Em relação à satisfação com o atual smartphone, em uma escala de 0 a 5, a média foi de 4,05.

A pesquisa também apurou a frequência com que os usuários costumam comprar um novo smartphone: 43% disseram adquirir a cada dois anos e 29% uma vez por ano. Para 16% dos respondentes, a compra ocorre a cada três anos, 8% a cada quatro anos, 2% a cada seis meses e 1% a cada 3 meses.

Quanto ao valor que pretendem pagar por um novo aparelho, a maior parte dos usuários (20%) está disposta a desembolsar entre R$ 901 a R$ 1.200; 17% entre R$ 1.201 e R$ 1.500, 17% entre R$ 701 e R$ 900. Somente 11% dos entrevistados pretendem entrar no segmento high-end, pagando mais de R$ 2 mil por um aparelho. O outro extremo também contou pouco, com apenas 1% pretendendo pagar até R$ 300.

Na hora de comprar um novo smartphone, os fatores que mais importam são potência (processador e memória RAM) (69,8%), duração da bateria (61,3%), aplicativos e funcionalidades (60,6%), qualidade da câmera (60,4%), durabilidade do aparelho (59,3%), reputação da marca (57,7%) e design do aparelho (56,8%).

Para finalizar a pesquisa, foi perguntado aos usuários quantos smartphones possuem em casa, contando com os de seus familiares. De acordo com as respostas, 27% têm dois aparelhos; 26% três aparelhos, 21% quatro, 10% cinco, 8% um, 4% seis e 4% mais que seis.

A pesquisa foi aplicada de 17 e 23 de abril. Do total dos respondentes, 90% têm idade entre 18 e 40 anos, sendo homens e mulheres, das classes sociais A, B e C, em todo o Brasil.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.