Oppo pode anunciar dobrável este mês e possível visual vaza em patente

Oppo pode anunciar dobrável este mês e possível visual vaza em patente

Por Eduardo Moncken | Editado por Wallace Moté | 09 de Novembro de 2021 às 10h50
Weibo

O primeiro ano dos celulares dobráveis foi um tanto caótico com a Samsung tendo que adiar o Galaxy Fold pela tela frágil e com a Huawei postergando o Mate X pelos embargos norte-americanos.

Desta forma, parece que outras fabricantes também adiaram esse passo seguinte. Tem pouco tempo que a Xiaomi oficializou o Mi Mix Fold, por exemplo. A Oppo há tempos vem alardeando a tecnologia, mas só agora deve lançar um smartphone dobrável para chamar seu.

(Imagem: Reprodução/91mobiles)

Cogitado para receber anúncio este mês, a aprovação de uma patente solicitada há tempos pode ter entregado o visual do aparelho. Apesar de o produto da Oppo ser inédito, seu design não pode dizer o mesmo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Se abraçar o desenho industrial revelado pela patente, o celular dobrável da empresa deverá ter um único ponto de dobra, servindo para que uma porção do display se desdobre para fora. Ao lado deste pedaço externo do painel estaria posicionado o módulo de câmeras, servindo para selfies.

(Imagem: Reprodução/91mobiles)

Quando em modo tablet, então, o celular usaria o mesmo módulo de sensores para fotos externas. Ou seja, seu design lembra muito o Mate X original da Huawei. Só que mesmo a chinesa acabou achando a ideia da Samsung, de dobra para dentro, melhor, quando o atualizou seu projeto e lançou o Mate X2 com grande inspiração no Galaxy Z Fold 2.

Mercado competitivo

O hardware do dobrável ainda é um mistério, mas vazamentos apontam que ele será voltado à performance. Celulares do tipo — à exceção do Razr 2019 — têm apostado em componentes de flagship. O preço, claro, deverá ser elevado pela proposta diferenciada.

A patente, porém, já entrega alguns detalhes, como a presença de botões físicos na lateral direita do celular, além da bandeja de cartão SIM na borda inferior, e porta USB-C para comunicação e recarga.

Se a Oppo quiser torná-lo um sucesso, talvez precise apostar em preço competitivo — algo que ainda não é bem o foco dos smartphones dobráveis. Porém, com soluções mais arrojadas nas prateleiras, faria pouco sentido que o dispositivo cobrasse os US$ 2 mil dos rivais que encontrará no mercado.

Vale lembrar, no Brasil a Samsung domina o segmento, com os modelos do Z Flip e Z Fold. A Huawei chegou a prometer o Mate X lá em 2019, mas desde os embargos dos Estados Unidos, mal tem trazido celulares mesmo que simples para cá.

Fonte: 91mobiles

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.