Oppo pode anunciar dobrável este mês e possível visual vaza em patente
Por Eduardo Moncken • Editado por Wallace Moté |
O primeiro ano dos celulares dobráveis foi um tanto caótico com a Samsung tendo que adiar o Galaxy Fold pela tela frágil e com a Huawei postergando o Mate X pelos embargos norte-americanos.
- Oppo Watch 2 é lançado com novo chip da Qualcomm e bateria para até 16 dias
- Oppo lança linha Reno 6 5G em versão global, com dois modelos e até 12 GB de RAM
- Oppo lança nova versão do Watch 2 com ECG e bateria para até 16 dias
Desta forma, parece que outras fabricantes também adiaram esse passo seguinte. Tem pouco tempo que a Xiaomi oficializou o Mi Mix Fold, por exemplo. A Oppo há tempos vem alardeando a tecnologia, mas só agora deve lançar um smartphone dobrável para chamar seu.
Cogitado para receber anúncio este mês, a aprovação de uma patente solicitada há tempos pode ter entregado o visual do aparelho. Apesar de o produto da Oppo ser inédito, seu design não pode dizer o mesmo.
Se abraçar o desenho industrial revelado pela patente, o celular dobrável da empresa deverá ter um único ponto de dobra, servindo para que uma porção do display se desdobre para fora. Ao lado deste pedaço externo do painel estaria posicionado o módulo de câmeras, servindo para selfies.
Quando em modo tablet, então, o celular usaria o mesmo módulo de sensores para fotos externas. Ou seja, seu design lembra muito o Mate X original da Huawei. Só que mesmo a chinesa acabou achando a ideia da Samsung, de dobra para dentro, melhor, quando o atualizou seu projeto e lançou o Mate X2 com grande inspiração no Galaxy Z Fold 2.
Mercado competitivo
O hardware do dobrável ainda é um mistério, mas vazamentos apontam que ele será voltado à performance. Celulares do tipo — à exceção do Razr 2019 — têm apostado em componentes de flagship. O preço, claro, deverá ser elevado pela proposta diferenciada.
A patente, porém, já entrega alguns detalhes, como a presença de botões físicos na lateral direita do celular, além da bandeja de cartão SIM na borda inferior, e porta USB-C para comunicação e recarga.
Se a Oppo quiser torná-lo um sucesso, talvez precise apostar em preço competitivo — algo que ainda não é bem o foco dos smartphones dobráveis. Porém, com soluções mais arrojadas nas prateleiras, faria pouco sentido que o dispositivo cobrasse os US$ 2 mil dos rivais que encontrará no mercado.
Vale lembrar, no Brasil a Samsung domina o segmento, com os modelos do Z Flip e Z Fold. A Huawei chegou a prometer o Mate X lá em 2019, mas desde os embargos dos Estados Unidos, mal tem trazido celulares mesmo que simples para cá.
Fonte: 91mobiles