Publicidade

OnePlus 8T ganha conceito com habilidades de camaleão e radar de movimento

Por| 21 de Dezembro de 2020 às 11h50

Link copiado!

Divulgação/OnePlus
Divulgação/OnePlus

A OnePlus apresentou nesta segunda-feira (21) seu mais novo aparelho conceito, baseado no atual topo de linha da fabricante chinesa. O OnePlus 8T Concept, apresenta um curioso painel traseiro que muda de cor e um novo sensor no módulo de câmera, que serve como radar para localizar e rastrear objetos.

Apesar das especificações e visual frontal semelhantes ao do celular 8T, o conceito possui uma tampa traseira com um visual psicodélico — inspirado nas piscinas termais de Pamukkale, Patrimônio Mundial da Humanidade. Sob o revestimento de vidro, o aparelho conta com um material que contém um óxido metálico capaz de mudar de cor.

As tonalidades são controladas de acordo com a voltagem aplicada no material, variando de cinza para azul escuro. Segundo a OnePlus, o painel pode ser usado como um sistema de notificação, sendo visível quando a tela do aparelho está virada para baixo.

Continua após a publicidade

Radar mmWave

A outra tecnologia demonstrada no OnePlus 8T Concept é um sistema de radar, embutido no módulo de câmera do aparelho. A ferramenta usa ondas milimétricas para “ler” o ambiente, detectando e localizando objetos. O nome da onda é o mesmo das frequências mmWave usadas no 5G, do qual a OnePlus afirma ter “emprestado” a ideia.

O radar pode ser usado de maneiras semelhantes ao sensor Solis do Pixel 4 — e abandonado pelo Google desde então — capaz de rastrear movimentos do usuário. A técnica poderia ser usada, por exemplo, para detecção de gestos para tirar fotos, atender ligações ou ligar o flash do celular.

Continua após a publicidade

O OnePlus 8T Concept é fruto do trabalho da divisão OnePlus Gaudí, batizada em homenagem ao artista catalão. A mesma equipe foi responsável pelo Concept One, mostrado no começo do ano e cujo destaque era um material que escondia os sensores da câmera traseira.

Como sempre acontece com aparelhos conceitos, o OnePlus 8T Concept não foi pensado para ser vendido aos consumidores. Vale a pena ficar de olho para implementações das tecnologias demonstradas em novos aparelhos da fabricante, e para isso, é só acompanhar a homepage e os perfis do Canaltech nas redes sociais.