Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Omnivision apresenta menor sensor de imagem para celulares com 200 MP

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Janeiro de 2022 às 16h30

Link copiado!

Divulgação/Omnivision
Divulgação/Omnivision

A chinesa OmniVision anunciou o seu primeiro sensor de imagem com 200 MP. Revelado durante a CES 2022, o OVB0B será o principal concorrente do ISOCELL HP1 da Samsung, modelo também com 200 MP.

Segundo a fabricante, o OVB0B é o menor sensor de imagem de 200 MP do mundo, com pixels tão pequenos quanto 0,61 micrômetro (µm). Em uma comparação, o “rival” ISOCELL HP1 tem tamanho de pixel de 0,64 µm.

Continua após a publicidade

Os sensores da Samsung e da Omnivision vão liderar o início da era da fotografia “high-pixel” em dispositivos móveis. Além disso, ambos disputarão o espaço nos módulos das câmeras dos smartphones flagships de 2022 e, possivelmente, 2023.

Foco automático e alto desempenho com pouca luz

Segundo a Omnivision, OVB0B é o primeiro sensor com detecção de fase quádrupla (QPD), oferecendo alto desempenho de foco automático. Então, o modelo é uma solução ideal para celulares de última geração, cujos sensores são dedicados.

O CMOS traz a tecnologia exclusiva de binning de 16 células que entrega vídeos 4K2K, apresentando 16 vezes mais sensibilidade. Em locais com pouca luz, o sensor pode assumir resolução de 12,5 MP com tamanho de pixel equivalente a 2,44 µm, gerando fotos ricas em detalhes mesmo em baixa luminosidade, segundo a marca.

Continua após a publicidade

O OVB0B também faz registros com 50 MP a 24 quadros por segundos (fps) e grava vídeos em resolução 8K a 30 fps com desempenho equivalente a 1,22 µm. Bem como, o modelo suporta saída HDR de exposição tripla em fotos de 12,5 MP a 30 fps.

“Com o novo OVB0B, oferecemos a mais alta resolução do setor no menor sensor para celulares de última geração, juntamente ao melhor desempenho com pouca luz da categoria”, cita Arun Jayaseelan, gerente de marketing da Omnivision.

Disponível nos flagships de 2022

Continua após a publicidade

“O sensor de 200 MP para celulares promete capturar detalhes impressionantes de imagem, atendendo as necessidades das marcas que buscam agressivamente diferenciar os dispositivos com câmeras aprimoradas de alta resolução”, revela Jeffrey Mathews, analista de estratégia sênior da Omnivision.

Segundo o executivo, é estimado que mais de 40 milhões de unidades do OVB0B serão enviadas para fabricantes de smartphones em 2022. Embora o modelo esteja disponível para testes, não há previsão de lançamento oficial.

Fonte: Omnivision, HDBlog, GizChina