Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OmniVIsion lança sensor de 200 MP para competir com o Samsung HP3

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Agosto de 2022 às 11h08

Link copiado!

Divulgação/OmniVision
Divulgação/OmniVision
Moto X30 Pro

Depois de a Samsung ter apresentado o ISOCELL HP3 como seu segundo sensor de 200 MP, a OmniVision acaba de lançar seu concorrente. Trata-se do OVB0A, componente que acaba de ter suas especificações reveladas pela empresa.

Uma das características de mais destaque no OVB0A é o seu tamanho de pixels, com apenas 0,56 µm — mesmas dimensões dos pontos presentes no HP3, e uma redução considerável em comparação com os 0,612 µm do sensor precedente da Omnivision.

Continua após a publicidade

Isso significa que cada pixel tem um tamanho menor que o comprimento de onda da luz vermelha, mas mantendo os níveis de performance da geração anterior, graças à detecção de quatro fases (QPD) e quantum efficiency (QE) — recursos que aumentam a agilidade de foco e captura de imagem.

Estas características são ideais para ambientes com abundância de iluminação, mas também há a função de pixel binning em fotos noturnas ou outras cenas escuras. Com um agrupamento de até 16 pixels em 1, é possível tirar uma foto de 12,5 MP com melhor captura de luz.

A OmniVision também afirmou que a conversão seletiva de ganho é capaz de entregar um balanço equilibrado com qualidade de imagem em pouca luz, e alto alcance dinâmico (HDR). Portanto, fabricantes de celulares podem otimizar o HDR em diferentes cenários, sem situações de superexposição ou subexposição.

Continua após a publicidade

O sensor tem dimensões totais de 1/1,4 polegada, outra característica bastante semelhante ao ISOCELL HP3. Quanto às capacidades de vídeo, o OVB0A oferece suporte para vídeos a até 4K a 120 fps, em modo de 12,5 MP — a taxas mais baixas, também há a opção de HDR entrelaçado em 4K.

Também é possível gravar vídeos em 8K, mas com um crop de 2x com HDR. No mais, o OVB0A tem suporte para as tecnologias de interface C-PHY, D-PHY e dual DOVDD (1,8 V e 2 V).

Ainda não se sabe exatamente quais aparelhos serão apresentados com o novo sensor, mas amostras serão disponibilizadas a partir do último trimestre deste ano.

A OmniVision se encontra em uma situação parecida com a da Samsung, em que um segundo sensor de 200 MP foi lançado sem que o primeiro tenha sido sequer utilizado. Entretanto, no caso da marca coreana, o HP1 acaba de ser implementado em celulares, com o Moto X30 Pro.

Continua após a publicidade

Fonte: OmniVision, via Sparrows News