Novas imagens mostram placa-mãe do iPhone 6S e detalhes dos componentes

Por Redação | 27.08.2015 às 08:54
photo_camera MacRumores

Não é porque o iPhone 6S só vai ser apresentado oficialmente no próximo dia 9 de setembro que a gente vai precisar esperar até lá para conhecer cada detalhe do novo aparelho da Apple. Os vários rumores dos últimos meses já mostraram tudo o que era possível do visual do smartphone e de seus recursos e, faltando apenas duas semanas para seu anúncio, chegou a hora de vermos um pouco de seu interior.

Desta vez, uma fonte ligada ao site MacRumors decidiu montar o seu próprio iPhone 6S a partir de peças obtidas de alguma maneira misteriosa. Com a tela e a placa-mãe do novo dispositivo da Apple em mãos, ele reuniu os demais componentes de um iPhone 6 e conseguiu fazer com que o dispositivo iniciasse.

É uma gambiarra bem elaborada e que, à primeira vista, não parece ter muita utilidade. No entanto, a ideia é exatamente mostrar algumas das novidades a partir de um ou outro elemento dessa nova geração de iPhones. Assim, ele reuniu as partes que conseguiu com uma bateria e parte da carcaça de modo que o próprio aparelho reconheceu aquilo como algo funcional — ou quase.

Na verdade, o que o engenhoso autor fez foi acessar a chamada Gear Screen, que funciona como uma espécie de modo de segurança do smartphone. Assim, por mais que ele não consiga acessar o iOS e nem as funções básicas, é o suficiente para dizer que as coisas estão funcionando do jeito certo, principalmente de que as informações estão sendo enviadas para a tela.

Essa limitação, por exemplo, não permite que o usuário teste uma das novidades mais comentadas sobre o iPhone 6S: a Force Touch. Sendo impossível executar qualquer ação na touchscreen, não há como verificar a existência ou não da tecnologia que reconhece a pressão aplicada sobre a tela. Por outro lado, o autor das imagens e do vídeo afirma que há algumas diferenças significativas em relação ao display do iPhone 6, principalmente em sua proteção e no seu modo de encaixe. No modelo obtido, a traseira é colada e não mais parafusada.

Já em relação à placa-mãe, as fotos liberadas confirmam alguns dos rumores que já vimos antes, como a existência de um modem MDM9635M LTE da Qualcomm para oferecer mais velocidade de conexão, além de um chip WTR3925 da mesma empresa para receber frequências de rádio. Esses dois componentes devem atuar em conjunto, otimizando o desempenho da rede celular e evitando que você fique sem sinal em determinadas áreas.

iPhone 6S Placa mãe

Esse chip de rádio é descrito como sendo menor e mais eficiente do que o utilizado no iPhone 6 e iPhone 6 Plus, além de dispensar a necessidade de um terceiro chip para fazer toda essa integração. Isso significa que o modelo 6S traz peças que executam mais tarefas e em uma área ainda menor, o que faz dele um aparelho bem mais conciso e otimizado.

Por outro lado, como aponta o site MacRumors, as imagens liberadas parecem ser de uma unidade de pré-produção que simplesmente não revela qual o processador utilizado pelo novo smartphone da Apple. A grande expectativa dos fãs é que o iPhone 6S venha equipado com um chip A9, mas não foi possível confirmar isso neste primeiro momento — o que significa que, mesmo com os vários vazamentos, ainda podemos ter algumas surpresas no dia 9 de setembro. Além disso, também não é possível conferir o quanto de memória RAM o aparelho possui.

Para compensar a falta de informações nesse sentido, foi constatado que o processador do 6S parece ser levemente maior do que o de seu antecessor — cerca de 10%. A razão para isso não é clara, mas especula-se que seja exatamente pelo fato do chip agregar funções que antes estavam em outras áreas do aparelho.

De qualquer forma, o período de dúvidas (e rumores) está chegando ao fim. A Apple realiza seu evento anual no próximo dia 9 de setembro e é quase certo que sua próxima geração de smartphones será apresentada nesta data. Até lá, façam suas apostas.

Via: MacRumors