Nova tecnologia deixa smartphones 20 vezes mais rápidos e com 40% mais autonomia

Por Redação | 16.07.2015 às 08:15

O departamento de Ciência da Computação e Engenharia da Universidade de Hanyang, na Coreia do Sul, está trabalhando para melhorar de maneira significativa o desempenho dos smartphones em relação a sua velocidade ao executar tarefas e autonomia.

Tanto a autonomia da bateria quanto o desempenho de um smartphone são fatores determinantes na escolha dos consumidores. Assim, estes aspectos se fazem muito importantes tanto para usuários quanto para os fabricantes. Porém, o grande impasse na fabricação de aparelhos mais eficientes é que ao melhorar o desempenho o smartphone perde em autonomia na bateria. O mesmo acontece no inverso.

A tecnologia Write Ahead Logging Direct IO, WALDIO, está sendo desenvolvida para melhorar a eficiência dos smartphones neste sentido. Por trás desta tecnologia está o fato de não se registrar dados desnecessários em um smartphone, o que aumenta sua performance e autonomia. Estes dados geralmente são excluídos manualmente pelos próprios usuários.

Won You-jip, professor líder da pesquisa, argumentou que a utilização desta nova tecnologia irá permitir que os smartphones tenham um desempenho mais rápido e fluido, além de aumentar o tempo de vida útil da bateria, visto que a WALDIO reduz drasticamente a quantidade de dados desnecessários que são armazenados no aparelho.

Os testes realizados com a tecnologia já mostraram uma melhoria entre 14 e 20 vezes na velocidade dos smartphones, reduzindo a utilização da memória e, consequentemente, diminuindo o consumo de bateria em quase 40%.

A WALDIO foi desenvolvida apenas para registrar uma pequena quantidade de dados no dispositivo, o que torna possível o uso da memória flash de baixo custo por muito mais tempo.

Fonte: Business Korea

Fonte: http://www.businesskorea.co.kr/article/11342/waldio-tech-developed-make-smartphones-20x-faster-extend-battery-life-40