Nova patente da Apple reforça rumor de biometria facial no iPhone 8

Por Redação | 16.03.2017 às 17:44
photo_camera Divulgação

Estamos de vento em popa na temporada de rumores para o iPhone 8, possível novo smartphone da Apple que só chegará no segundo semestre. Entretanto, cada nova informação descoberta sobre a a maçã serve para levantar especulações. A mais recente delas joga lenha na fogueira de um possivel sistema de biometria facial no smartphone.

Uma patente protocolada pela Apple nesta quinta-feira (16) mostra que a empresa está desenvolvendo um sistema de segurança via biometria para seus futuros dispositivos móveis. O documento apresenta um conceito chamado "travar e destravar um dispositivo móvel usando reconhecimento facial".

A tecnologia é uma evolução de outra patente já registrada em 2015, mas que parece estar mais atualizada agora. Entretanto, a ideia básica por trás da tecnologia é exatamente o que o nome diz: o telefone poderá ser desbloqueado usando apenas a câmera frontal, através de um software de leitura facial.

Por exemplo, se o smartphone está parado sem detectar a presença do rosto de seu usuário na frente, ele pode automaticamente bloquear o uso, e caso ele detecte o rosto do usuário, ele pode reapresentar a tela sem a necessidade de código ou Touch ID.

Com a patente, os rumores de que biometria facial será implementada no iPhone 8, considerado o próximo topo de linha da marca, ganham mais força. Se cogita também a inclusão de um módulo de escaneamento 3D para fazer a leitura biométrica, um recurso de ponta, mas que também poderá jogar o preço do aparelho lá no alto - algo que muitos compradores do iPhone nem devem reclamar.

Fonte: Apple Insider