Nova capa para iPhone reutiliza energia desperdiçada para recarregar smartphone

Por Redação | 06 de Maio de 2015 às 10h32

Talvez você não saiba, mas seu smartphone gasta a maior parte da carga da bateria procurando por sinal de celular. Experimente deixá-lo no modo avião para ver quanto tempo você conseguirá deixá-lo longe da tomada. Grande parte da energia armazenada no componente é desperdiçada e se dissipa pelo ar, um processo não muito eficiente. Agora, imagine se fosse possível reutilizar essa eletricidade e inseri-la de volta no smartphone.

Essa é exatamente a proposta da Nikola Labs, uma startup americana que acaba de apresentar a tecnologia na Startup Alley, evento que ocorre durante a conferência Disrupt NY 2015, promovida pelo TechCrunch. O produto final vem na forma de uma capa para iPhone 6 que coleta essa energia emitida e recarrega o aparelho de maneira passiva.

Capa iPhone Nikola Labs

Obviamente não será possível recarregar completamente a bateria, mas a vida útil dela poderá ser estendida em até 30%, um valor significativamente alto e que ajudaria a manter o iPhone longe da tomada por mais tempo, já que sua bateria não é lá essas coisas. A empresa planeja colocar o produto no mercado em até 1 ano e dentro de um mês será criada uma campanha no Kickstarter para a pré-venda do acessório por US$ 99, um preço bastante razoável.

Capa iPhone Nikola Labs

Caso dê certo, a tecnologia pode ter um futuro bastante promissor, já que é possível adaptá-la a qualquer tipo de dispositivo, incluindo sensores embutidos, dispositivos vestíveis, dispositivos médicos, dispositivos para Internet das Coisas e praticamente qualquer outro eletrônico que não necessite de muita energia elétrica para funcionar.

O nome da companhia homenageia Nikola Tesla, pai do modelo de transmissão de energia por corrente alternada e, coincidentemente ou não, o lançamento do produto foi feito no mesmo prédio em que Tesla viveu e morreu.

Via Ubergizmo, TechCrunch e Engadget.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.