Nokia 6 vai chegar ao Ocidente em versão mais potente

Por Redação | 28 de Junho de 2017 às 12h10

O clamor dos entusiastas parece ter sido ouvido e o Nokia 6 deve mesmo chegar ao mercado ocidental em sua versão mais potente, sem as reduções que estavam previstas em seu anúncio original. A revelação não veio pelas mãos da HMD Global, fabricante asiática que detém os direitos sobre a marca finlandesa, mas sim de um registro do smartphone feito junto ao órgão regulatório nos Estados Unidos.

As informações registradas pela companhia junto ao FCC (Comissão Federal de Comunicações, na sigla em inglês, equivalente à Anatel brasileira) mostram um dispositivo exatamente como o lançado na China no início do ano. Isso significa que a HMD traz para este lado do mundo um Nokia 6 com 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento, como o disponível na China.

No cadastro, a HMD também registra um novo fornecedor de baterias e mudanças na carcaça traseira, bem como melhorias em sistemas internos relacionados a áudio e recepção Wi-Fi. Não se sabe ao certo o que tais modificações significam, mas se a fabricante seguir a lógica, devem se tratar apenas de alterações devido à mudança de fornecedores ou alterações regionais para que o aparelho melhor se adeque a sistemas ou frequências internacionais.

Outro registro junto ao FCC pode indicar que o Nokia 6 já está bem próximo de chegar às lojas, pelo menos nos Estados Unidos. Como acontece aqui no Brasil, a documentação desse tipo é essencial para que qualquer dispositivo de telecomunicações seja colocado à venda, e não há sentido em fazer isso caso essa não seja a intenção.

No momento em que essa reportagem é escrita, a HMD ainda aguarda a autorização dos órgãos regulatórios americanos. A companhia é a responsável pelo retorno da Nokia ao mercado de smartphones, sendo a detentora da marca por meio de licenciamento. O modelo 6 é seu primeiro lançamento, rodando o sistema operacional Android e com configurações de médio para alto padrão.

A expectativa é de que essa autorização venha nos próximos dias. A fabricante anunciou para julho o lançamento do Nokia 6 nos Estados Unidos, mas ainda não disse nada sobre a chegada em outros territórios, incluindo o Brasil.

Anteriormente, a expectativa era de um lançamento “capado” do Nokia 6, com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno. No restante, entretanto, as configurações seriam as mesmas: processador Snapdragon 430 e GPU Adreno 505, tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD, bateria de 3.000 mAh e câmeras de 16 MP (traseira) e 8 MP (frontal).

Fontes: FCC, Neowin

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.