Não agradou: 3 milhões de unidades do iPhone 5C estão encalhadas nas lojas

Por Redação | 07.03.2014 às 11:50 - atualizado em 15.05.2015 às 13:29
photo_camera Divulgação

Desde que a Apple anunciou o iPhone 5C, analistas, empresas e os próprios usuários questionam qual a verdadeira proposta do aparelho. Inicialmente, acreditava-se que o dispositivo seria a entrada da gigante de Cupertino em mercados emergentes, já que as primeiras informações e fotos mostravam um smartphone relativamente mais simples e popular. No entanto, cinco meses depois, já se pode concluir que as coisas não saíram bem como a Maçã deve ter planejado.

Isso porque, nesta semana, o site taiuanês Digitimes divulgou um estudo que constatou que os estoques do iPhone 5C estão encalhados em vários fornecedores e parceiros da Apple. De acordo com o site asiático, mais de 3 milhões de celulares aguardam por compradores, sendo que, dessa quantidade, dois milhões estariam na ODM Pegatron Technology, uma das linhas de produção usadas para montar os aparelhos na China, e outro um milhão nos depósitos das operadoras e lojas autorizadas.

Leia também:Análise: iPhone 5C

"Devido à contratos com a Apple e altos preços de compra, a maior parte das operadoras e revendas não consegue oferecer reduções significativas no preço do aparelho", comenta o Digitimes. O site ainda diz que consultou fabricantes da cadeia de fornecimento dos smartphones para elaborar o relatório.

Além disso, especialistas ouvidos pelo portal taiuanês afirmam que são vários os motivos para o fracasso de vendas do iPhone 5C. Um deles seria o alto preço que os consumidores precisam pagar para ter um dispositivo com tela de 4 polegadas, quando produtos similares e com telas maiores são vendidos por valores mais em conta. Outra razão está na estratégia da Apple em manter esse padrão desde os primeiros modelos do iPhone, ou seja, continuar oferecendo uma tela menor que a de gadgets concorrentes.

Leia também: Designer cria conceito de iPhone 6C mais fino, mais leve e com tela maior

Apesar disso tudo, a companhia não deve baixar o preço do iPhone 5C tão cedo. Na verdade, a expectativa é que isso só aconteça no segundo semestre, quando o iPhone 6 e um provável sucessor do 5C deverão ser anunciados. Segundo especialistas, a medida é arriscada, pois os próximos meses podem ser decisivos e a empresa terá que elaborar uma solução para os três milhões de aparelhos empoeirados nos estoques.

Um levantamento recente feito pela Consumer Intelligence Research Partners (a CIRP) revelou que, até janeiro deste ano, o iPhone 5C vendeu duas vezes menos que o iPhone 5S nos Estados Unidos. Apenas 27% dos usuários que compraram outros aparelhos da marca trocaram seus smartphones pela versão mais barata do celular da Apple, contra 60% do modelo 5S.

O iPhone 5C é considerado o smartphone de baixo custo da Apple. O aparelho tem praticamente as mesmas especificações do iPhone 5, lançado em 2012, com a diferença da carcaça colorida feita de plástico. Pela loja oficial da Apple aqui no Brasil, o 5C custa R$ 1.999, na versão com 16 GB de capacidade interna, e R$ 2.399, na versão de 32 GB. Ambos os preços são para o celular desbloqueado, ou seja, sem contrato com operadoras.

Fonte: Digitimes