Mulheres se queixam de cegueira após usarem seus smartphones na cama

Por Redação | 24.06.2016 às 09:13

Duas mulheres, entre 22 e 40 anos, passaram por uma série de exames médicos para descobrir o que estava lhes causando um quadro temporário de cegueira. Para a surpresa de todos, os exames não foram conclusivos, e, durante uma consulta com um oftalmologista, descobriram que a causa do problema era o uso de seus smartphones enquanto estavam na cama.

De acordo com o médico, o problema não foi causado exatamente pelo uso do aparelho na cama. A questão crucial é que as duas mulheres estavam utilizando seus smartphones com um olho na tela e o outro coberto por um travesseiro. Ao utilizar o dispositivo dessa forma, o olho ligado ao display adapta-se à luz, e o olho coberto, mais dilatado, fica adaptado ao escuro.

O conflito orgânico se dá porque, depois que o telefone é desligado, o olho que estava ocupado com o dispositivo leva um tempo para se adaptar ao escuro, causando a sensação de cegueira temporária. Ou seja, não houve qualquer perda de visão verdadeira, mas sim um efeito semelhante ao modo como nos sentimos ao entrar em um quarto escuro depois de uma longa exposição à luminosidade.

Os especialistas responsáveis pelos casos afirmaram que as conclusões destes dois estudos não são definitivas, já que a cegueira temporária causada pelo uso de smartphones é um fenômeno raro. De qualquer maneira, uma lição pode ser tirada dessa história toda: é mais seguro checar os aparelhos usando os dois olhos, sem dúvida.

Fonte: Gizmodo