Mozilla desiste dos smartphones e encerra desenvolvimento do Firefox OS

Por Redação | 09 de Dezembro de 2015 às 09h39

Lançado em 2013, o Firefox OS deixará de existir. O anúncio foi feito nesta terça-feira (08) durante o evento especial da companhia para desenvolvedores - o Mozlando - na cidade estadunidense de Orlando. A empresa afirmou que, embora o sistema operacional móvel tenha tido flexibilidade comprovada, ele não foi capaz de oferecer a melhor experiência ao usuário.

Em conversa com o site Techrunch, Ari Jaaski, vice-presidente de dispositivos conectados da Mozilla, contou que a empresa está orgulhosa dos benefícios que o Firefox OS adicionou à web e afirmou que continuarão realizando experiências com os usuários em dispositivos móveis. “Construiremos tudo o que fazemos como projetos genuínos de open source, focados na experiência do usuário”, disse o executivo.

Firefox OS

Modelos de smartphone da Alcatel e da ZTE que rodam o Firefox OS (Reprodução: Divulgação)

O sistema operacional mobile da desenvolvedora de um dos navegadores mais populares do mundo chegou ser usado em smartphones da Alcatel e da ZTE e também atingiu o patamar das televisões inteligentes. Contudo, a companhia não foi capaz de oferecer a melhor experiência possível ao usuário e decidiu interromper o desenvolvimento dele, bem como descontinuar suas atualizações.

Focado em aplicativos web, o Firefox OS surgiu como uma alternativa aos sistemas operacionais para dispositivos de entrada, que são mais básicos e costumam ser mais baratos, mas o sucesso não aconteceu como esperado e infelizmente a decisão de interromper seu desenvolvimento acabou sendo a mais sensata.

Fonte: Techrunch

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.